Offline
Eleições 2018: em São Marcos, 2.696 não fizeram cadastro biométrico
03/10/2018 10:32 em Novidades

Na manhã desta quarta-feira, 3 de outubro, o chefe do Cartório Eleitoral de São Marcos, Ubiratan de Lima e Silva Goulart esteve nos estúdios da Rádio Diplomata respondendo as principais dúvidas dos ouvintes.

Dia e horário da votação: domingo, 7 de outubro, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Se houver fila, a eleição pode ser prorrogada por alguns minutos.

 

Qual o número de eleitores aptos a votar em São Marcos? 15.108

 

Qual o número de urnas em São Marcos? São 55 seções, distribuídas em 19 locais de votação.

 

Quem votava na Escola João Pollo, vota aonde agora? As seções 27 e 30 foram transferidas para o Salão da Comunidade São Cristóvão, no bairro Michelon.

 

Todos os são-marquenses votarão usando a biometria? E quem não fez o cadastro biométrico? No total, 2.696 não fizeram a biometria e não votarão em 2018.

 

Documentos necessários na hora da votação: documento de identidade com foto e título de eleitor. A ausência do título de eleitor não é impeditivo.

 

Ordem de votação: Deputado Federal (4 dígitos), Deputado Estadual (5 dígitos), Senador 01 (3 dígitos), Senador 02 (3 dígitos), Governador (2 dígitos) e Presidente (2 dígitos). Atenção: não é permitido votar duas vezes no mesmo senador.

 

É permitido o uso da cola? Sim. É aconselhado, inclusive para agilizar o processo.

 

É permitido o uso do celular? Não é permitido celular e nenhum outro aparelho que possa registrar o voto.

 

Dúvida muito comum: qual a diferença entre o voto branco e o nulo e como são classificados no resultado final? A contagem dos votos de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988 que diz: “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos”. Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não são contados. Para votar branco basta clicar a tecla branco e confirma. Para anular, basta digitar número inexistente.

 

E quem não comparecer a eleição? Precisa pagar multa? Fica com algum direito suspenso? Sim. A multa por ausência será de R$ 3,51 por turno. Nenhum direito é suspenso.

 

Data do segundo turno: domingo, 28 de outubro, no mesmo horário.

 

A Rádio Diplomata 100.3 transmite a contagem de votos ao vivo, a partir das 16h30, direto dos estúdios. 

 

Ouça entrevista com o chefe do Cartório Eleitoral de São Marcos, Ubiratan de Lima e Silva Goulart:

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!