Offline
Em São Marcos, prazo para pagamento do IPTU pode ser adiado permanentemente para abril
11/01/2019 09:55 em São Marcos

O prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), tanto cota única quanto o parcelado, poderá ser prorrogado permanentemente em São Marcos. A decisão, que precisa de aval da Câmara de Vereadores para entrar em vigor, foi tomada após dificuldades para gerar o arquivo com dados dos contribuintes devido a problemas no servidor da Prefeitura, já que o equipamento teve grandes danos após o temporal ocorrido no município em 31 de outubro de 2018.

O projeto de lei consiste em prorrogar o prazo de pagamento em dois meses, ou seja, passando de fevereiro para abril de cada ano. “O temporal ocasionou dano no servidor do nosso banco de dados por conta do alagamento da sala em que se encontrava. Com os transtornos ocorridos pelo não funcionamento desse, os sistemas da Prefeitura estão funcionando em um servidor alternativo, provisório e que tem capacidade inferior ao que foi danificado”, relatou a secretária da Fazenda, Kariny Boff.

Assim, ela explicou que o arquivo para a confecção dos carnês de IPTU não foi gerado em tempo hábil para que os munícipes recebessem a cobrança ainda na primeira semana de janeiro, conforme realizado em anos anteriores. Desta forma, a administração pública avaliou que a prorrogação da data seja o mais viável para que o contribuinte possa melhor se programar para o pagamento do imposto. “A Secretaria da Fazenda nos apresentou essa demanda e debatemos muito este assunto. Então após consenso de todos avaliamos que a prorrogação seria a melhor alternativa, até porque já pensávamos nessa troca de meses para o pagamento do IPTU”, afirmou o prefeito Evandro Kuwer.

O projeto para mudança nos meses de pagamento do IPTU será apresentado à Câmara de Vereadores ainda neste mês de janeiro, porém será debatido pelo Legislativo somente em fevereiro na volta do recesso parlamentar.

A secretária da Fazenda detalhou que, se aprovadas as mudanças, a cota única, antes com vencimento para o segundo mês do ano (fevereiro), terá vencimento apenas em 15 de abril. Já o parcelamento, em 5 vezes, iniciaria com o vencimento da 1ª parcela também em 15 de abril e término em 15 de agosto.

Ouça entrevista com a secretária da Fazenda de São Marcos, Kariny Boff:

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!