Offline
Morre Leno Azevedo, da dupla Leno e Lilian e do grupo Renato e Seus Blue Caps, aos 73 anos
09/12/2022 10:59 em Música

Artista lutava contra um câncer e faleceu em Natal (RN), onde morava

Morreu, aos 73 anos, o cantor e compositor Leno Azevedo. Ligado à Jovem Guarda, ele ficou conhecido por integrar a dupla Leno e Lilian, com Lilian Knapp, e o grupo Renato e Seus Blue Caps. Conforme o g1, o artista faleceu em Natal (RN), cidade em que nasceu e onde morava, na quinta-feira (8), em decorrência de um câncer.

Cantor, compositor e guitarrista, Gileno Osório Wanderley de Azevedo iniciou a carreira em 1966, com o lançamento do primeiro álbum da dupla Leno e Lilian, que inclui os sucessos Pobre Menina, Eu não Sabia que Você Existia e Devolva-me. A última foi regravada posteriormente por artistas como Adriana Calcanhotto. 

A dupla chegou ao fim em 1968 e em seguida Leno entrou para a banda carioca Renato e Seus Blues Caps, na qual contribuiu em hits como Quando a Cidade Dorme. 

Em 1971, ele gravou o disco solo Vida e Obra de Johnny McCartney, que contou com produção do então desconhecido Raul Seixas e colaboração do letrista Arnaldo Brandão. O álbum, porém, foi censurado pela CBS, que decidiu aproveitar apenas quatro músicas num compacto duplo. O material na íntegra só foi encontrado nos anos 1990, pelo pesquisador musical Marcelo Fróes, e lançado em CD em 1995.

Homenagens

Nas redes sociais, artistas e amigos se despediram do músico. "Que Deus te receba no paraíso e conforte sua família e amigos", afirmou Lilian Knapp em sua conta oficial do Instagram.A banda Renato e Seus Blue Caps também prestou sua última homenagem. No Instagram, a mensagem fez alusão a amizade de Leno e Renato Barros, fundador da banda, que morreu em 2020. "A amizade de ambos perdurou até a partida de cada um e com certeza os dois se reencontrarão no plano espiritual".

Informação: GZH

COMENTÁRIOS