Offline
Dia de Campo com foco na gestão das águas
07/06/2023 09:03 em São Marcos

O evento contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho), a Emater/RS-Ascar promoveu um Dia de Campo com o tema "Gestão das Águas", na propriedade do agricultor Darvi Cioato, na Linha Marechal Deodoro, em parceria com a Prefeitura e a Sicredi. O objetivo foi mostrar como fazer a gestão das águas e dos recursos naturais existentes e disponíveis na propriedade, bem como as tecnologias e práticas que podem ser adotadas para garantir a sustentabilidade do meio ambiente.

O evento contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, que participaram de três estações temáticas. Na sobre irrigação na videira coberta, o engenheiro agrônomo Willian Heintze, abordou as diferenças entre uma parreira com cultivo protegido e uma tradicional, os principais métodos de irrigação (gotejamento e microaspersão) e o bom aproveitamento do recurso hídrico.

Na estação sobre energia solar fotovoltaica, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, lembrou que a Instituição vem trabalhando com a divulgação desta tecnologia desde 2014, quando ela ainda era pouco conhecida, principalmente no meio rural, mas também no urbano, e havia poucas empresas que instalavam o sistema. A intenção sempre foi fazer com que o produtor tivesse energia mais barata e sustentável. O representante da Eletro N.A. Soluções em Energia, Alex Cioato, explicou sobre os tipos de sistema, o funcionamento, as vantagens, garantia, seguro, investimento e oportunidades. 

Os participantes também puderam conferir uma nascente da propriedade que está no processo de proteção e outra que já foi concluída. O tema foi abordado pela engenheira florestal Adelaide Ramos, e pelo engenheiro agrônomo Neuri Frozza. Adelaide falou sobre o projeto desenvolvido em parceria com a Sicredi Serrana na região, de fomento à atividade de proteção de nascentes, com subsídio financeiro, voltado para a segurança hídrica, ou seja, a disponibilidade de água em quantidade e qualidade quando a família precisar e para as finalidades que precisar. 

Frozza explicou os passos da implantação do sistema de captação de água de nascentes, conforme roteiro técnico da Emater/RS-Ascar, e salientou que a proteção não é somente a construção da estrutura física, mas envolve necessariamente trabalhar o entorno com vegetação nativa, práticas de manejo e conservação do solo e o cercamento, entre outros. O gerente de negócios agro da agência da Sicredi de São Marcos, Tiago Cioato, e o assessor de negócios agro da Sicredi Serrana, Carlos Berres, destacaram a importância das parcerias nesse projeto, especialmente com a Emater/RS-Ascar e Prefeituras, e destacaram que essa é uma das ações da Sicredi voltadas para a sustentabilidade e a preservação da vida.

Informação: Assessoria da Emater/RS-Ascar

COMENTÁRIOS