No mês de junho, o qual ainda não finalizou, foram atendidas 5.441 pessoas, com o novo equipamento
O laboratório municipal está ficando melhor equipado, faz em torno de um ano a Secretaria Municipal de Saúde começou a fazer trocas de aparelhos. Já foram trocados microscópio, geladeira, adequo o laboratório pelas novas exigências sanitárias e a última aquisição foi o aparelho de bioquímica. Segundo a secretária de saúde, Maristela Lunedo, “ele é todo automatizado, de excelente qualidade e consegue fazer vários exames juntos, o principal motivo da compra foi pensando na resolutividade da tensão primária” — expressão usada para se referir a pessoas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O valor do investimento, entre preparação da equipe, equipamento e reagentes foi em torno de R$ 60.000,00. Maristela, pontua que foi um alto investimento mas muito necessário, pois dará segurança para a equipe no resultado dos exames.
A farmacêutica bioquímica, Franciele Lemos, pontua que com esta equipe, a secretaria consegue analisar os exames rotineiros, como colesterol, triglicerídeo, glicose, além de outros diagnósticos de doenças hepáticas e renais. Junto, a farmacêutica apresenta os dados dos exames realizados à população, uma média de 250 pessoas atendidas ao mês. No ano de 2021, foram de 2.222 pessoas e já em 2022, até o mês de junho, o qual ainda não finalizou, foram atendidas 5.441 pessoas. Um ponto que Franciele apresenta é que do mês de maio para Junho o aumento foi de 400 exames a mais com esse equipamento.
Os munícipes que quiserem fazer os exames podem ser tanto da rede particular como da rede pública (SUS). A retirada dos exames fica para o dia seguinte da coleta.
Juarez Marcante/ Rádio Diplomata