A cidade foi representada com 18 trabalhos no evento, 14 da escola Orestes Manfro e 4 da escola Maranhão
Nos dias 21 e 22 de outubro, aconteceu a XI Mostra Científica e Tecnológica do IFTec, Instituto Federal Campus Caxias do Sul. A Feira contou com 100 projetos de diversas escolas de Caxias e região, com premiações para as categorias de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguísticas, Letras e Artes, divididas por Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Médio Técnico.
São Marcos foi representada com 18 trabalhos no evento, 14 da escola Orestes Manfro e 4 da escola Maranhão.
As instituições trouxeram seis premiações para o município. Os projetos reconhecidos da escola Maranhão, na categoria de Ensino Médio, foram “Macunaíma - Obra de Mário de Andrade”, pelos alunos Luís Felipe, Rafaela e Nicole, com 1º lugar na área de Linguísticas, Letras e Artes, e “Regime militar brasileiro: Censura da arte e da cultura”, feito pelas alunas Karoline, Kamilli e Gabriele, com o 3º lugar na área de Ciências Humanas.
Já na escola Orestes Manfro, foram homenageados na categoria de Ensino Fundamental, os projetos “Malefícios das drogas em excesso” pelas alunas Mohara, Kemelly e Joana e “Depressão” pelas alunas Joana e Laura, com 2º e 3º lugares na área de Ciências da Saúde respectivamente, “Motores a Combustão” pelos alunos Augusto, Lucas e Pablo, com 2º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra e “Carregador de celular a partir da energia eólica”, pelas alunas Carolina, Maria Clara e Manuela, com 3º lugar na área de Engenharias.
Em entrevistas com a emissora, a Diretora da escola Orestes, Carilusa Branchi, e as professoras da escola Maranhão, Cristiane Cioato e Mariana Colombo, falam sobre o orgulho dos estudantes e a importância do incentivo à educação.
Talia Cichin da Luz/Rádio Diplomata