Vírus da gripe circula, normalmente, durante inverno. Entre 10 casos verificados desde outubro, seis são na Região Metropolitana de Porto Alegre e quatro, na Serra.
Ao menos 10 casos do vírus influenza A H1N1 foram identificados no Rio Grande do Sul a partir de 8 de outubro, conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). A circulação da gripe ocorre fora da chamada sazonalidade, uma vez que o período mais comum é no inverno.
Do total de casos, uma paciente morreu. A vítima é uma mulher de 42 anos, residente de Porto Alegre, sem histórico de comorbidades nem registro de vacinação contra a doença.
Outras quatro pessoas foram internadas com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), sendo que uma delas permanece hospitalizada. Todas elas apresentam alguma comorbidade, afirma a Secretaria Estadual da Saúde (SES). As idades dos pacientes variaram de quatro a 83 anos.
As autoridades da saúde afirmam que seis casos foram egistrados na Região Metropolitana, enquanto os outros quatro são de um município da Serra.
A vacina trivalente, que começou a ser aplicada em abril para idosos e gestantes, protege contra a influenza A nas cepas H1N1 e N3N2, além da influenza B/Victoria.
A SES recomenda que a população se vacine, adote medidas de etiqueta respiratória, higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel. Além disso, pacientes com casos sintomáticos devem buscar atendimento médico, realizar afastamento e usar máscara.
Informação: G1 RS