Offline
Com presenças de autoridades e multidão de torcedores, despedida de Pelé terá início nesta segunda-feira
02/01/2023 10:10 em Esporte

Velório, na Vila Belmiro, está marcado para começar às 10h e vai durar até a manhã de terça (3)

A despedida de Pelé será um evento mundial. Seu velório, que começa a partir das 10h desta segunda-feira (2), no centro do gramado da Vila Belmiro, atrairá para o litoral paulista dezenas de autoridades, centenas de personalidades e milhares de torcedores comuns. Santos será o centro do futebol mundial por mais 24 horas, assim como era nos tempos do camisa 10.

Entre as autoridades, estão confirmadas as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin, bem como dos presidentes da Fifa, Gianni Infantino, da Conmebol, Alejandro Domínguez, e, claro, da CBF, Ednaldo Rodrigues. Personalidades do esporte também são aguardadas. Neymar e Mbappé estão entre os nomes que manifestaram desejo de comparecer à cerimônia. Além deles, estarão os verdadeiros súditos do Rei, os fãs do futebol.

Um deles será Alberto Francisco de Oliveira Júnior, o homem que não tira o Santos da cabeça. Literalmente. Acima dos olhos, bem no centro da testa, o torcedor carrega o escudo do Peixe tatuado. A tatuagem tem quase 20 anos e fez o comerciante famoso pela loucura de pintar o rosto permanentemente. O próximo passo vai ser rabiscar o corpo em homenagem a Pelé. Ele vai fazer outra tatuagem, desta vez nas costas, a imagem Pelé comemorando com o soco no ar.

Dono de um bar em frente ao estádio, ele relatou alguns encontros com o Rei. Sempre houve cordialidade e simpatia, garante. Inclusive, Alberto lembra bem quando Pelé viu o símbolo do clube em sua testa:

— Ele disse que eu era maluco por ter feito essa tatuagem. O desenho em si levou quatro horas para ficar pronto, mas o tatuador não queria fazer. Demorei mais tempo pra convencer ele do que fazendo ela. Ele ficou um dia inteiro me enrolando, achando que eu estava louco. Cheguei lá de manhã, passei o dia com ele e só aconteceu à noite.

Além de Alberto, outros milhares de súditos irão ao estádio. De acordo com a logística divulgada, o público em geral utilizará dois portões para peregrinar em fila contínua, sem previsão de pausa, passando por trás das goleiras e pela linha lateral, com distância entre 10 e 15 metros do caixão de Pelé. Na tenda principal estarão familiares, ídolos eternos do clube e as autoridades que compareçam à despedida.

O corpo de Pelé tem saída prevista de São Paulo no começo da madrugada desta segunda-feira. Ele deve ser escoltado pela polícia de choque. O velório terá duração de 24 horas. Depois, na terça-feira, será iniciado o cortejo. As vias percorridas englobam os canais 2, 6 e a orla da cidade, até o retorno no canal 1, quando chegará ao Memorial Necrópole Ecumênica para o sepultamento. 

A previsão é de que a cerimônia final, reservada apenas à família, inicie-se por volta do meio-dia.

Informação: GZH

COMENTÁRIOS