Offline
Vacinação contra gripe é neste sábado (06)
05/05/2023 10:58 em Saúde

A campanha visa imunizar 90% do público alvo

Neste sábado (06) os postos de saúde de todo o estado do Rio Grande do Sul, estarão abertos para o DIA D da Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe). 

Em entrevista para a Rádio Diplomata, as enfermeiras Michele Pasini Martininghi e Vitória Varela, pontuam que está vacina deve ser realizada anualmente, este ano é ela trivalente, em sua composição tem HN1 (vírus mais forte), H3N2 e também o vírus B. O laboratório que produziu foi o Butantan. 

Os munícipes que podem realizar a vacinação no dia D, serão pessoas de 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área); crianças (6 meses a 5 anos); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); povos indígenas;

professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação); pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade.

Confira os postos e horários para a aplicação da vacina: 

ESF Doncatto: 8h às 12h

ESFs São José e Nicoletti: 13h às 17h 

Secretaria de Saúde: 8h às 17h (sem fechar ao meio dia)

Nas comunidades do interior também haverá vacinação. Equipes se deslocam até os salões das capelas nos seguintes horários:

São Roque: 8h15

São Luiz: 9h

Zambicari: 9h45

Tiradentes: 10h20

Polidoros: 11h30

Rosita: 13h30

Riachuelo: 14h15

Edith: 15h

Santana: 16h

A população de Pedras Brancas, terá que se dirigir até a Secretaria de Saúde, em São Marcos. 

A enfermeira Vitória, destaca que pessoas que estiverem com febre ou covid, esperem os sintomas passarem para realizar a dose vacinal e pessoas alérgicas a ovo necessitam conversar com seus médicos. 

A utilização de máscara de proteção individual dentro de locais públicos, tanto dos profissionais da saúde quanto das pessoas que procuram atendimento médico é obrigatória. 

Juarez Marcante, Rádio Diplomata 

 

COMENTÁRIOS