Offline
Mais de 60% da humanidade está conectada às redes sociais, diz relatório
21/07/2023 08:58 em Tecnologia

Estimativa marca um aumento de 3,7% em relação ao segundo trimestre de 2022, alta maior do que o crescimento da população mundial no período

O número de usuários ativos em redes sociais atingiu 4,88 bilhões, o que representa 60,6% da população mundial, de acordo com um relatório trimestral sobre a internet. Essa estimativa marca um aumento de 3,7% em relação ao segundo trimestre de 2022, explica o estudo realizado pela organização especializada em usos digitais Kepios e publicado pela agência We Are Social e a firma Meltwater.

A alta foi maior do que o crescimento da população mundial, que foi de menos de 1% durante esse período.

A quantidade de pessoas nas redes sociais está se aproximando do número de usuários da internet, que representam 64,5% da população mundial (5,19 bilhões), embora seu crescimento tenha desacelerado significativamente desde a pandemia de coronavírus.

Mais da metade dos usuários dessas plataformas são homens (53,6%), ainda que haja uma margem de imprecisão devido à existência de contas automatizadas ou pessoas que se registram com identidades diferentes.

As disparidades regionais são consideráveis. Apenas uma em cada 11 pessoas usa redes sociais na África Central e Oriental. Na Índia, o país mais populoso do mundo, menos de um terço dos habitantes está registrado em alguma das redes.

O tempo médio de conexão em redes sociais aumentou de dois minutos por dia para uma média de 2 horas e 26 minutos, embora com grandes diferenças, que vão de 3h49min no Brasil a 1h46min na França e menos de uma hora no Japão. Os usuários estão cadastrados, em média, em mais de sete plataformas.

Entre as mais citadas estão três do grupo Meta (WhatsApp, Instagram e Facebook), seguidas por três aplicativos chineses (WeChat, TikTok e sua versão local Douyin) e por Twitter, Messenger e Telegram.

Informação: AFP

COMENTÁRIOS