Fachada do Palácio Farroupilha estará iluminada da cor amarela em alusão à campanha até o dia 12
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul participa da campanha "Setembro Amarelo" a partir desta sexta-feira. Até 12 de setembro, a fachada do Palácio Farroupilha estará iluminada da cor amarela em alusão à campanha. O mês de setembro é marcado pela conscientização da saúde mental e prevenção ao suicídio.
A Deputada Estadual Eliana Bayer (Republicanos), idealizadora da iniciativa, destaca que as autoridades têm o papel de abordar a pauta de saúde mental. “É fundamental falar desse assunto, porque o suicídio é um problema que afeta muitas pessoas e suas famílias, exigindo uma abordagem séria e comprometida por parte das autoridades e instituições públicas. O órgão tem influências na sociedade e nas políticas públicas”, destaca.
Em setembro de 2021, o Plenário da Assembleia Legislativa sancionou a lei, de autoria da então deputada Franciane Bayer, do PSB, que institui o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio em 10 de setembro, cuja finalidade é contribuir para a redução dos casos de suicídio no Rio Grande do Sul e a promoção à saúde mental. A deputada Eliana destaca que a iluminação de prédios públicos nas cores amarelas não só servem como divulgação da campanha, de prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental, como também mensagem de apoio, conforto e solidariedade as pessoas e famílias que lidam com desafios na saúde.
Informação: Correio do Povo