Offline
Governo do RS prepara retorno gradual para escolas e confirma aulas remotas em junho
27/05/2020 17:08 em Educação

As aulas no Rio Grande do Sul estão suspensas desde o dia 13 de março

 

Na tarde desta quarta-feira, o governador Eduardo Leite anunciou através de uma livestream no facebook, o retorno das atividades escolares no estado. A volta das aulas deve ocorrer de forma remota a partir do dia 1º de junho, nas instituições públicas e privadas.

A nova medida será publicada até a próxima sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE). Eduardo Leite falou que a prioridade no momento é o fortalecimento das aulas remotas e a aprendizagem em casa.

Retorno dividido em etapas

Como já havia sido especulado, o retorno das aulas ocorrerá em etapas, que serão divididades em um período de 15 dias. Segundo o Governo do Rio Grande do Sul, o período "servirá para analisar o sucesso da fase anterior".

ETAPA 1 - ENSINO REMOTO para todos os níveis de rede pública e da rede privada.

ETAPA 2 - Ensino Superior, Pós Graduações e Ensino Técnico;

  • Subsequente;
  • Restrito às atividades práticas de ensino essenciais para a conclusão do curso, pesquisa, estágio curricular obrigatório e atividades em Laboratórios;
  • Retorno de 41mil alunos;
  • Cursos Livres - profissionalizantes, idiomas, artes e similares.

 

ETAPA 3 - Ainda em discussão.

ETAPA 4 -  Ainda em discussão.

ETAPA 5 -  Ainda em discussão.

 

CONFIRA:

 

Protocolo específico

 

Eduardo Leite também informou que um novo protocolo de saúde será criado, visando especialmente o retorno das aulas e deve entrar em vigor assim que os encontros presenciais retomarem.

Etapa 2 e 3

Na segunda etapa, que seguirá até o dia 15 de junho, deverão retornar as atividades práticas do ensino superior, ou seja, atividades em laboratórios. Nesta etapa o calendário acadêmico de pesquisas e estágios superiores também retornarão.

A terceira etapa ainda não está definida, mas o governo do Rio Grande do Sul já trabalha com alguns cenários possíveis. O principal é o retorno prioritário das aulas presenciais nas escolas de ensino infantil. Outra possibilidade é a volta do ensino infantil juntamente com o ensino fundamental.

O ensino médio também é tema de discussão dos parlamentares e membros da saúde do estado e não está descartada a retomada das atividades.

Retomada geral

O planejamento do governo estadual é que o retorno integral de todos os níveis de ensino deva ocorrer apenas no mês de setembro.

Informações: Governo do Estado/Correio do Povo/G1 RS

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini 

COMENTÁRIOS