Offline
Volta às aulas presenciais no RS: escolas estaduais retornam atividades no mês de março
15/02/2021 11:37 em Educação

Diante da pandemia e da necessidade de priorizar a segurança, maioria das escolas deve manter modelo híbrido neste início de ano, mas muitas continuam preparação para o retorno presencial

 

Tema que segue dividindo pais, professores, governantes, profissionais da saúde e especialistas em educação, o retorno às aulas presenciais deve se tornar uma realidade para boa parte dos alunos do ensino básico gaúcho nas próximas semanas.

Os protocolos sanitários atuais devem ser mantidos, como distanciamento de 1,5 metro entre as mesas, lotação das salas de aula de até metade da turma, aferição da temperatura na entrada e oferta de álcool gel. As normas são balizadas pelos conselhos Nacional e Estadual de Educação, entidades independentes que norteiam governos na adoção de políticas públicas.

Hoje, a defesa da volta às aulas presenciais divide brasileiros. Ao mesmo tempo em que há a preocupação da retomada em meio ao aumento de casos e de mortes no Brasil, após um ano de aulas a distância já causam aumento da evasão escolar, o que implica, também, elevação da desigualdade social. 

OMS, Unesco e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) defendem que a volta às aulas seja a prioridade dos governos – ou seja, se for necessário suspender alguma atividade pela piora da pandemia, que a educação seja a última a fechar as portas.

 

Rede estadual

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) pretende dar continuidade ao modelo híbrido de ensino. As aulas na rede estadual, que incluem atividades presenciais e remotas, por meio da plataforma Google Sala de Aula, começam no dia 8 de março e se encerram no dia 21 de dezembro.

O retorno no modelo híbrido de ensino irá ocorrer de forma escalonada. No dia 8, retornam os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). No dia 11, retornam os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Por último, no dia 15, retornam os alunos dos Ensinos Médio e Técnico.

O calendário letivo de 2021 também prevê aulas aos sábados. As férias de inverno para professores e alunos acontecem entre os dias 28 de julho e 3 de agosto.

Informação: Gaúcha ZH/Governo do RS/ G1

Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

COMENTÁRIOS