Bandeira preta pode voltar ao Rio Grande do Sul
19/02/2021 08:54 em Saúde

 

Com aumento da ocupação hospitalar, hoje será conhecido o mapa preliminar de Distanciamento Controlado

 

A rápida ocupação de leitos hospitalares por pacientes com Covid-19 deverá refletir-se hoje na divulgação do mapa preliminar de Distanciamento Controlado, pelo governo do Estado. Não está descartado que o sistema apresente regiões com a bandeira preta, a que indica risco altíssimo de contágio da doença. A bandeira preta apareceu pela primeira vez na 32ª rodada, em dezembro do ano passado, e prevê medidas de restrições mais rígidas.

Se confirmado, o alerta vem junto com um panorama preocupante que envolve o registro da elevação de casos nas cidades do Interior, a circulação de variantes, como a P.1 (a variante amazônica do Coronavírus), o ritmo lento de vacinação em função da ausência de doses disponíveis, e, por fim, a ampliação do retorno das aulas presenciais na próxima semana. Esse cenário não leva em consideração o reflexo das aglomerações durante o feriado de Carnaval, o que não deve ser ignorado, mas que ainda deverá levar um tempo para ter reflexo efetivo. É nesse panorama que o Rio Grande do Sul registrou ontem 130 óbitos. O recorde até o momento é de 144 mortes registradas em 24 horas. 

Ao ‘Esfera Pública’, a professora de epidemiologia e reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Pellanda, demonstrou preocupação com o cenário atual e citou que o Estado pode estar entrando em uma situação mais crítica e perigosa. E que, no momento, o que deve ser feito é manter o distanciamento e seguir os protocolos indicados. A manifestação da reitora tem como base o boletim de hospitalizações, do Comitê de Dados, do governo do Estado. No panorama de hospitalizações do Estado, de maneira geral, dois indicadores aparecem na cor preta. São eles: a variação de pacientes confirmados em leito clínico e leitos livres para ocupação de pacientes por Covid-19.

Informação: Correio do Povo

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

COMENTÁRIOS