Offline
Sicredi Serrana explica: Open Banking ou Open Finance?
08/09/2021 11:44 em São Marcos

Sicredi Serrana explica: Open Banking ou Open Finance?

 

 

Nos últimos meses, você deve ter ouvido falar algumas vezes do Open Banking, não é? Ele é um sistema bancário aberto. Ou seja, o consumidor terá mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser.

Mas quais informações?

Quando você tem conta em uma instituição financeira, constrói um histórico de movimentações, como contas pagas em dia, empréstimos, perfil de gastos, valores depositados. Este histórico você poderá compartilhar com outra instituição financeira, sem ter a necessidade de começar o relacionamento do zero. Essa possibilidade facilitará na concessão de empréstimos e no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Quando vou poder liberar minhas informações?

O cronograma para liberação das informações está dividido em quatro fases, de acordo com o Banco Central. A Fase 1 iniciou em 01/02 e foram abertos dados das instituições participantes, como os canais de atendimento e produtos e serviços que oferecem. A Fase 2 começou em 13/08, e a partir desta data, é possível compartilhar dados pessoais, como nome, CPF/CNPJ, endereço, telefone e transações relativas aos produtos e serviços de suas contas. Mas, lembrando: estas informações somente são liberadas com a autorização da pessoa. A Fase 3 iniciará em 29/10 e todos terão acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito por um aplicativo. Será possível iniciar um pagamento fora do ambiente da instituição financeira, via Pix. E, finalmente, a fase 4, que iniciará em 15/12 e será possível compartilhar outros dados, como por exemplo informações relacionadas a operações de câmbio, previdência, seguro, entre outros. Em 2022, também haverá liberação de outras funcionalidades.

E, afinal, é Open Banking ou Open Finance?

O Banco Central anunciou em 24 de maio deste ano, que o Open Banking deveria ser substituído por Open Finance, que é uma expansão do modelo inicial. O Open Finance contará com mais instituições, como corretoras, companhias de câmbio, entre outras. Esta é a diferença!

Ficou com mais alguma dúvida? Estamos disponíveis nos canais digitais, WhatsApp (51) 3358 4770 e na agência mais próxima!

Se quiser saber mais sobre o Open Finance, consulte o site oficial do Banco Central:

https://openbankingbrasil.org.br/

COMENTÁRIOS