Offline
Projeto aprovado institui a Semana do Reciclador e o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo
São Marcos
Publicado em 23/11/2021

O projeto é de autoria da vereadora Patrícia Camassola Tomé (MDB)

 

A Câmara de Vereadores de São Marcos aprovou na noite desta segunda-feira (22), Projeto de Lei do Legislativo Nº 07/2021, de autoria da vereadora Patrícia Camassola Tomé (MDB), que institui a Semana do Reciclador e o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo no âmbito do município de São Marcos.

Através do Art. 2ª fica definida a data de 22 de novembro como o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo, e a semana que contempla o dia 22 do mês de novembro como a Semana do Reciclador.

Neste período, atividades diversas sobre a importância da reciclagem serão desenvolvidas, como palestras em escolas, em entidades diversas e empresas que se interessarem pelo assunto. Podem se envolver com a Semana do Reciclador da Reciclagem do Lixo, cooperativas ou demais grupos atuantes na área de reciclagem, escolas e demais instituições que desejarem, além da possibilidade de participação do Poder Público.

A reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Suas maiores vantagens são a redução do uso de fontes naturais, muitas vezes não renováveis e a diminuição da quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final, como aterramento e incineração.

Além disso, ao reciclar resíduos sólidos, reduz-se o desperdício e evita-se o depósito de lixo em locais ditos impróprios. Sem falar na redução significativa do consumo de energia na produção e na geração de renda da comercialização dos recicláveis. Mas para que a reciclagem aconteça adequadamente, é preciso planejamento e organização de toda a cadeia responsável pelo reaproveitamento destes resíduos partindo do consumidor.

Por exemplo, em muitos países europeus, as pessoas separam os recicláveis antes mesmo da coleta. No Brasil, essa prática ainda não é muito comum, principalmente em cidades que não possuem estruturas para reciclagem. É preciso conscientizar as pessoas para que comecem a separar seus resíduos (lixo) em: Reciclável do Não Reciclável e do Resíduo Orgânico. Com isso, a transformação de papel, metal, plástico e vidro será realizada com maior qualidade e higiene.

Uma campanha que visa de forma responsável e consciente proporcionar ao município de São Marcos, uma cidade mais limpa e sustentável. Recolher resíduos recicláveis e reaproveitáveis como papel seco, papelão, latas de alumínio, isopor, plásticos, metais, vidros e embalagens longa vida.

São considerados resíduos recicláveis: basicamente todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal são reaproveitados. Entre eles, embalagens longa vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos e clipes.

 

Informações: Câmara de Vereadores

Comentários