Offline
Corpo de Bombeiros atende incêndio em propriedade no distrito de Pedras Brancas no sábado (4)
São Marcos
Publicado em 06/12/2021

 De acordo com o proprietário, ele realizada queima de campo quando perdeu o controle das chamas.

 

O Corpo de Bombeiros de São Marcos atendeu na tarde de sábado (4) e no domingo (5) um incêncio de grandes proporções em vegetação no distrito de Pedras Brancas. O sinistro atingiu cerca de seis hectares de terra. De acordo com o proprietário, ele realizada queima de campo quando perdeu o controle das chamas.

O fogo foi combatido inicalmente em região próximas à residências. A Patram teve que ser acionada e efetuou o registro de ocorrência para tomar as devidas providências.

Na manhã de domingo (5) a equipe foi acionada no mesmo local para combater um novo foco. No segundo chamado foram utilizados mais 7 mil litros de água.

 

Queimada é considerada crime ambiental

 

Em nota, Corpo de Bombeiros Militar de São Marcos orienta a comunidade para que não realize queimadas de vegetação ou lixo. O ato, conforme local, produto e metragem quadrada, é considerado crime ambiental com base na Lei 9.605 de 1998.

As queimadas representam um risco ainda maior quando realizadas às margens das rodovias, pois dificultam a visão de quem trafega sendo este um fator que pode causar acidentes graves de trânsito.

O CBMRS alerta que, por se tratar de crime ambiental, a pena prevista é de até quatro anos de reclusão. A Lei prevê penas maiores para hipóteses mais graves, como no caso de em razão da poluição, um área se tornar imprópria para habitação, ou causar a necessidade de retirar os habitantes da área afetada, dentre outras.

 

Departamento de Jornalismo/Rádio Diplomata

Comentários