Entre segunda dose e dose de reforço, cerca de 2753 pessoas estão com a vacina da pfizer em atraso.
De acordo com informações repassadas pela Vigilância em Saúde de São Marcos, até o dia 9 de dezembro, 1112 pessoas não compareceram para receber a segunda dose da pfizer nos postos de saúde. Além disso, outras 1641 estão com a dose de reforço em atraso do mesmo laboratório.
A enfermeira Bruna Gonçalves reforça a importância de observar o cartão de vacinação. "Solicitamos que as pessoas revisem os cartões vacinais quanto ao agendamento da segunda dose, hoje, o intervalo é de 8 semanas em relação a segunda dose. Também, relação a dose de reforço com intervalo de 5 meses após a aplicação da segunda dose independente do laboratório que aplicou D1 e D2", salienta Bruna.
Diante dessa situação e da baixa demanda por vacinas, a Secretaria de Saúde decidiu que a vacina da fiocruz/astrazeneca só será aplicada no Centro de Saúde Nossa Senhora de Lourdes nas quintas-feiras das 8h às 13h. A medida evita que doses sejam desperdicadas devido ao vencimento do frasco após aberto (48h). Demais unidades de saúde não vão mais aplicar vacina desse laboratório.
Para o imunizante do laboratório Butantan a vacinação segue sendo realizada no ESF Nicoletti mediante agendamento, também nas quintas-feiras das 7h30 às 11h e 13h30 às 15h30.
Já para o laboratório Pfizer, todos os postos de saúde dispõe da vacina para aplicar D1 em adolescentes assim como D2 e dose de reforço de segunda a sexta-feira no posto de saúdedo centro das 8h às 13h30, sem fechar ao meio dia. Os postos Nicoletti, São José e Doncatto aplicam as doses das 7h30 às 11h. A vacinação no distrito de Pedras Brancas deve ser feito mediante agendamento junto à unidade de saúde.
Departamento de Jornalismo/Rádio Diplomata
Jornalista responsável Raiane Martininghi - MTB 18874