A Secretaria de Saúde de São Marcos registrou nesta terça-feira (25) 103 novos casos de coronavírus. São 360 pessoas com o vírus ativo e 461 em isolamento domiciliar.
De acordo com dados divulgados pelo COE municipal, durante os primeiros 25 dias de janeiro, 23 pacientes com covid-19 precisaram de internação hospitalar, todos em leito clínico. Dos casos, 91% dos contaminados não estavam com o esquema vacinal completo. Entre elas, cinco pacientes não receberam nenhuma dose da vacina ou fizeram apenas uma dose.
Todos os postos de saúde oferecem a vacina contra a covid-19. O intervalo entre a primeira e segunda dose de Astrazeneca e Pfizer é de oito semanas. Já para a Coronavac é de 28 dias. Quem se vacinou com pfizer, fiocruz ou coronavac o intervalo entre segunda dose e dose de reforço é de quatro meses, exceto gestantes e puérperas, que devem respeitar o intervalo de 5 meses.
Para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, o imunizante está sendo aplicado nas quartas e sextas na Secretaria de Saúde, no centro, das 8h às 13h. Também estão aptas a receber a vacina crianças com 11 anos sem comorbidades.
Acompanhe entrevista com a enfermeira da vigilância epidemiológica, Bruna Gonçalves:
Departamento de Jornalismo/Rádio Diplomata