No total, o prejuízo estimado é de cerca de 9 mil toneladas, considerando as 11 principais culturas do município, o que equivale a aproximadamente 10 milhões de reais.
São Marcos decretou nesta quarta-feira (26) situação de emergência devido à falta de chuvas. Conforme parecer técnico da Defesa Civil, 180 pessoas no interior do município tiveram o abastecimento de água para consumo afetado. O relatório da Emater indica perdas na área agrícola que chegam a 60% da produção, como é o caso do milho. A uva teve perda de 20%. No total, o prejuízo estimado é de cerca de 9 mil toneladas, considerando as 11 principais culturas do município, o que equivale a aproximadamente 10 milhões de reais.
A Secretaria de Agricultura trabalha no auxílio às famílias e propriedades atingidas. Já foram distribuídos cerca de 106 mil litros de água potável. Além disso, estão sendo disponibilizadas máquinas para a abertura de bebedouros para animais.
Para ampliar a assistência aos atingidos pela estiagem, a administração pública encaminhou o Decreto Municipal nº 3.764 para homologação do Estado e também reconhecimento da situação a nível federal. O decreto garante segurança ao produtor na hora de buscar renegociação de dívidas em financiamento, caso seja necessário.
Foto: divulgação/Prefeitura