Offline
Corpo de Bombeiros de São Marcos fará a coleta de leite materno em parceria com o Ama Tachini
São Marcos
Publicado em 08/02/2022

O banco de leite atende crianças de todas as cidades, incluindo São Marcos.

 

O Corpo de Bombeiros de São Marcos, em parceira com o banco de leite materno do Hospital Tacchini, fará captação de leite materno. Já existe parceria com o projeto AMA em outras cidades onde a guarnição auxilia na captação do leite na residência da doadora, promovendo o armazenamento e transporte ideal até o Banco de Leite.

O projeto AMA (referência às amas de leite e ao amor à vida) teve início em maio de 2021 e tem por objetivo promover uma melhor qualidade de vida iniciando com o alimento ideal desde as primeiras horas de vida do bebê. O banco de leite atende crianças de todas as cidades, incluindo São Marcos.

As mães que pretendem doar, devem entrar em contato pelo telefone (54) 3055.0303 das 8hs às 18hs. A equipe do projeto vai orientar sobre os procedimentos a serem adotados na hora da coleta.

 

Importância do aleitamento

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento de crianças nos primeiros anos de vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam o leite materno de forma exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida e, como complemento alimentar, até pelo menos 2 anos de idade.

Estima-se que o aleitamento materno poderia diminuir 13% das mortes de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas evitáveis. Além de suprir todas as necessidades nutricionais, ele ainda ajuda na formação do sistema imunológico, a prevenir alergias e intolerâncias, infecções respiratórias, entre muitas outras vantagens que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento da criança.

Ele também diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Ainda há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo dos bebês.

Para a mamãe, amamentar significa perda de peso mais rápida após o parto. O aleitamento ainda ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. Além disso, reduz o risco de diabetes, além de diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.

 

Quem pode doar

Toda mulher em período de amamentação é uma potencial doadora de leite. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303 ou pelo email bancodeleite@tacchini.com.br.

 

Departamento de Jornalismo/Rádio Diplomata

Comentários