Offline
Robson Rangel Cioato será homenageado pelo Legislativo São-Marquense
São Marcos
Publicado em 15/03/2022

A data da Sessão Solene será anunciada em breve.

 

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira(14), os vereadores aprovaram requerimento , de autoria da Vereadora Fabiana Dutra de Oliveira, em homenagem ao professor Robson Rangel Cioato, pelo título de membro Imortal da Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul.

 

Confira a biografia do homenageado:

Robson Rangel Cioato nasceu em São Marcos - RS, no dia 02 de dezembro de 1996, é filho de Pedro Paulo Cioato e Meri Terezinha Schiavo, estudou na Escola Estadual de Ensino Fundamental Giácomo Sandri, escola essa da comunidade em que sua família reside até os dias de hoje. Em 2010, 2011 e 2012, junto a Compuway de São Marcos concluiu uma série de cursos, incluindo Design gráfico, nesse mesmo período passou larga temporada na casa de sua tia-avó Helena Rech Fabbro, onde ao atravessar os corredores da residência visualizava o quadro da bisavó Rosa Maria Perondi Rech, fato que culminou um grande interesse pela história. Começou sozinho e de maneira autodidata a desenvolver estudos sobre genealogia, pesquisando em vários cartórios e com várias pessoas das mais distintas regiões do Rio Grande do Sul.

Através do estudo da genealogia conquistou várias amizades. Ao ver a história da sua família estreitamente ligada com a história da cidade, começou a pesquisar sobre os mais variados assuntos e famílias das regiões da serra gaúcha. No ano de 2013 ingressou os estudos no Colégio Estadual São Marcos, e começou a trabalhar na empresa SM troféus e Medalhas como Desenhista Copista.

Sem abandonar as pesquisas, em 2015 se muda para a Cidade de Torres RS, onde também como desenhista trabalhou na empresa Letrel Comunicação Visual. Regressa a São Marcos, onde conhece e desenvolve uma amizade com Iracema Grison, criadora da página Colcha de Retalhos, se tornando um forte apoiador da referida página. Retorna ao trabalho de Desenhista Copista na empresa SM Troféus e Medalhas, e no mesmo se forma no Ensino Médio no Colégio Estadual São Marcos.

No implexo da genealogia, em algumas estirpes chegou aos decavós, nascidos entre 1660 e 1662 na Itália, foram mais de 8000 nomes em linha direta, fazendo buscas em todas linhagens familiares, sem abrir exceção dos endogâmicos.

No primeiro semestre de 2016, ingressa no Centro Universitário Internacional de Curitiba para cursar Licenciatura Plena em História, nos anos de 2016 a 2020 pela mesma instituição participou do I Encontro Nacional de Filosofia, VII e VIII Café com Sociologia, Encontro Nacional da Aprendizagem ao Longo da Vida, concluindo também os cursos de: Licenciado em Educação Especial; Marketing Digital; Curso de Proteção de Dados aplicada ao Setor Público Privado; Política Internacional e Segurança e Preparatório a Eubiose.

Em 2018 esteve auxiliando as pesquisas que levaram a biografia de Josephina Maria Cartier, poeta nascida em Porto Alegre e falecida em Criúva, pertencente a nossa vizinha Caxias do Sul.

Nesse mesmo tempo foi chamado como painelista em distintas ocasiões no Evento "Órbita Literária" realizado em Caxias do Sul na Livraria Do Arco da Velha, essas em suas edições de número 294: A Memória da Poeta Vivita Cartier na Ótica dos Leitores, ao lado do professor, historiador, museólogo e artista plástico Juventino Dal Bó, do advogado Ronaldo Karnal, da soldado e historiadora Lucinea Ramos Souto, sob a curadoria temática do jornalista, escritor, cronista e historiador Marcos Fernando Kirst. E na edição de número 311, sobre Lendas, Histórias e Poetas - a formação de um povo pela oralidade, com a curadoria de Juliano Fantin.

Em 2019, esteve presente nos eventos relacionados ao centenário da morte da Poeta Vivita Cartier, estando no evento de descerramento da Placa Alusiva ao centenário da Morte da Poeta, no mesmo período, por ocasião do lançamento do livro da biografia da Poeta em Criúva, elucidou e explicou a exposição de fotos sobre os membros da família da mesma.

Em março de 2020, teve uma de suas várias poesias classificadas para o "Prêmio Poesia Verão 2020", dois meses depois, em maio de 2020, junto com Luciano Streilaiev de Santa Cruz, e Rafael Lenhard de Santa Clara do Sul, foi um dos criadores do grupo Fotos Antigas, Sociedade e Memória do Rio Grande do Sul, buscando a preservação da cultura e da História do Rio Grande do Sul. Em outubro do mesmo ano se formou no curso superior de História, ingressando logo após no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.

No ano de 2021, juntamente com Lidiane Fraga da cidade de Portão, criou o grupo Ge Arte Cemiterial e Fotografias mortuárias, com o intuito de preservar as lápides históricas, fotografias mortuárias e utilizar os cemitérios, principalmente das antigas colônias alemãs, como fonte de informação e pesquisa histórica.

No mês de abril de 2021, recebeu o convite de Iracema Grison para assumir junto com Adriano Soldatelli e Renato Rech a página Colcha de Retalhos. O que fez definitivamente, se tornando único administrador em 28 de julho de 2021, 8 dias depois da morte da criadora da página.

Em 2021 lecionou como professor municipal nas escolas municipais Antônio Pessini e Dom José Baréa, no mês de outubro de 2021 foi homenageado pelo Jornal Lattualita juntamente com a Iracema Grison, sendo intitulado "Guardião da História de São Marcos", em dezembro do mesmo ano foi empossado como membro Imortal da Academia Luso-Brasileira de Letras do Rio Grande do Sul. A Academia com sede na cidade Porto Alegre congrega entre seus membros intelectuais do Rio Grande do Sul e de Portugal, com fito de promover um intercâmbio cultural entre entidades congêneres, tanto do estado, quanto da União e do governo de Portugal, promovendo palestras, publicações, livros, coletâneas, revistas, exposições artísticas e concursos literários.

Pouco tempo depois recebeu o ofício 201 de 2021, com os cumprimentos do Prefeito Municipal, Evandro Kuwer e da Secretária de Educação, Tatiane Borghetti Zulian, e Voto de Louvor da Câmara de Vereadores da cidade de São Marcos.

A busca intensa pelo conhecimento histórico sempre de maneira otimista e neutra, as pesquisas de campo realizadas em várias cidades do estado que levaram a arquivar mais de 500 fotos e 1500 documentos, e os mais de 25 mil membros dos grupos nas redes sociais trouxeram um enorme número de amigos espalhados pelo Brasil, muitos aparecem buscando histórias sobre as localidades ou curiosidades sobre as famílias, que direciona a criação de estreitos laços de amizade que são criados constantemente e são cultivados carinhosamente.

A data da Sessão Solene será anunciada em breve.

 

Informações: Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores

Comentários