São Marcos já está com 10 casos suspeitos e dois já foram confirmados para a Dengue.
O estado do Rio Grande do Sul, está em situação de alerta para o mosquito da dengue. O municipio de São Marcos já está com 10 casos suspeitos e dois já foram confirmados para a doença.
O primeio foi registrado na sexta-feira (22) de abril, se tratando de um homem com 62 anos. A contaminação aconteceu fora do municipio. A segunda pessoas contaminada é uma mulher de 91 anos, onde está sendo acompanhada. A Vigilância Epidemiológica constatou, que se trata de um caso contraído dentro do municipio. Os dois pacientes realizaram exames em rede privada, os contaminados estão passando bem, sem a necessidade de internação hospitalar. Conforme protocolo da Secretaria de Saúde do Estado, amostras para um segundo exame foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central do Estado, o Lacen.
A Vigilância em Saúde de São Marcos, a partir do mês de maio, passa a divulgar nas terças-feiras, quinzenalmente como está a transmissão do mosquito aqui no municipio.
O ministério da Saúde, pontua que a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.
Juarez Marcante/Rádio Diplomata