Pacheco se reúne com líderes para decidir sobre criação da CPI do MEC
05/07/2022 08:33 em Brasil

Reunião será remota e está marcada para as 9h desta terça (5); senadores da base defendem que comissão será eleitoreira

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reúne nesta terça-feira (5) com os líderes da Casa para decidir sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC). A reunião será remota e está marcada para ocorrer durante a manhã. O pedido de abertura de CPI foi protocolado na última terça-feira (28), com 31 assinaturas, quatro a mais do que o necessário.

A possibilidade de abertura de uma CPI para investigar o MEC na gestão do ex-ministro Milton Ribeiro já vinha sendo cogitada desde março, mas só ganhou força efetivamente depois da prisão do ex-ministro e dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos. Os dois, segundo denúncias, teriam atuado no ministério para liberar verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a municípios em troca de pagamento de propina.

Apesar de ter a quantidade de assinaturas necessária para a instalação da comissão, senadores da base na tentativa de evitar a CPI, apontam que o momento não é propício, devido à proximidade com as eleições, e afirmam que a comissão será eleitoreira. O grupo tenta convencer bancadas mais independentes a apoiar a ideia e enterrar a possibilidade de instalação da comissão na reunião de terça-feira.

O PSD, segunda maior bancada da Casa, ainda não definiu entendimento. O líder Nelsinho Trad (MS) não quer adiantar a sua posição antes da reunião de terça-feira. Anteriormente, ele havia orientado para que os senadores da sigla não assinassem o pedido de abertura de CPI. Ainda assim, Omar Aziz (AM), um dos integrantes da bancada, assinou a solicitação de abertura da comissão.

Informação: Correio do Povo

COMENTÁRIOS