Offline
Hotéis da serra gaúcha projetam ocupação superior a 90% nas férias de inverno
São Marcos
Publicado em 11/07/2022

Região é a procurada por turistas do Nordeste e do Sudeste, afirma setor. Pesquisa do IBGE diz que RS é o segundo estado mais visitado por estrangeiros e o quinto por brasileiros.

A combinação inverno e serra gaúcha voltou a ser uma opção para turistas depois da queda na atividade do setor durante a pandemia de Covid-19. Os hotéis da região já estão com 80% da ocupação prevista para o mês de julho, segundo o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur Serra Gaúcha).

A Região das Hortênsias engloba municípios como Gramado e Canela, dois dos mais famosos destinos turísticos do país, além de São Francisco de Paula e Nova Petrópolis.

Na avaliação do presidente do Sindtur, a alta procura se deve a uma "demanda reprimida" dos últimos dois anos, superando os impactos da inflação observada em 2022.

Destino turístico

O Rio Grande do Sul foi o segundo estado mais procurado por turistas estrangeiros no Brasil em 2021, com quase 500 mil visitantes, conforme a pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua do IBGE divulgada na quarta-feira (6). Entre os turistas brasileiros, o estado foi o quinto destino.

Na Serra, o setor nota maior procura de turistas de outras regiões do país que buscam experimentar temperaturas mais baixas, pouco comuns onde vivem. "A maior gama do nosso visitante é o turista nacional. Nós temos um grande número que vem do Nordeste e do Sudeste, vem aproveitar a região, o frio, a gastronomia", comenta Claudio Souza.

O corretor de imóveis Cícero Nascimento é um deles. Ele viajou de São Paulo para aproveitar as atrações da região.

A inspiração na cultura europeia é um dos destaques, tanto na gastronomia quanto na arquitetura.

"A região do nosso hotel é uma região de casas históricas, onde a gente vai ter várias histórias das famílias italianas que chegaram no Brasil. Muitos brasileiros querem conhecer de onde vieram os vinhos, as especiarias, a comida italiana", fala o recepcionista Michel Chermont.

Informação: G1RS

Comentários