Novidades, que estarão disponíveis ainda neste mês, também incluem o bloqueio de captura de tela em mensagens de visualização única
Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, anunciou em um comunicado nesta terça-feira (9) que a nova atualização da rede social conta com três novos recursos de privacidade. Entre as novidades, está o bloqueio de captura de tela em mensagens de visualização única, a opção de esconder o status "online" e o "visto por "último" e a possibilidade de sair de grupos sem que haja notificação a todos os participantes.
De acordo com Zuckerberg, as novas opções permitirão que os usuários tenham maior controle sobre as conversas. Além disso, ficarão mais seguros, já que os recursos contam com camadas adicionais de proteção.
O fundador do WhatsApp ainda garantiu que a empresa está trabalhando em novos recursos e atualizações para proteger usuários, garantindo que as mensagens enviadas por eles sejam tão seguras e privadas quanto conversas presenciais.
Vale lembrar que já existem algumas ferramentas de proteção no aplicativo. As principais são a criptografia de ponta a ponta, as opções de bloquear e denunciar contatos, a verificação em duas etapas para entrar no perfil, backups criptografados de ponta a ponta e mensagens autodestrutivas.
Bloqueio de print em mensagens de visualização única
O recurso de bloquear o print em mensagens de visualização única ainda está sendo testado. A opção, que incluirá vídeos e fotos, deverá ser liberada a todos os usuários em breve.
Com a opção, os internautas poderão compartilhar fotos e vídeos sem que eles fiquem disponíveis para sempre para os contatos. Isso também possibilitará que o conteúdo enviado não ocupe espaço no celular do emissor ou do receptor. De acordo com a Meta, a novidade é mais uma camada de proteção para os usuários.
Ocultação do "status" e do "visto por último"
Antes da nova atualização, não era possível tirar o status "online" do WhatsApp. Com as mudanças, o usuário poderá decidir quais de seus contatos terão acesso a essa informação.
O recurso também abrange o "visto por último". A nova atualização permite que o internauta escolha quem poderá ter acesso a isso.
Apesar dos benefícios dos recursos, se o usuário optar por esconder o status ou o "visto por último" de seu perfil, ele não poderá ter acesso a essas informações na conta de outras pessoas. Essas novidades ainda não estão disponíveis para todos internautas. A previsão é de que ainda em agosto a opção chegue aos demais.
Para ocultar o status e o "visto por último", é preciso seguir os seguintes passos:
Em configurações, selecionar a opção "conta";
Ir até a opção "privacidade";
Clicar em "visto por último e online";
Escolher uma das seguintes opções para o "visto por último" ou para o status "online": Todos; meus contatos; exceto (escolher quais contatos inserir); ou ninguém;
Saída discreta de grupos
A saída de grupos sem que todos os participantes sejam notificados era um desejo antigo de alguns usuários. Com a nova atualização, o aviso que a pessoa saiu será exibido somente para os administradores do grupo.
O recurso, que estava presente em versão beta anunciada em 4 de agosto, agora está disponível na nova atualização. A novidade é ativada quando o internauta sai de um grupo. Nesse momento, surgirá uma janela com a mensagem de que "somente os administradores serão notificados quando você sair do grupo".
Informação: GZH