Offline
Auxílio Brasil: 83% dos lares atendidos pelo programa são chefiados por mulheres
12/08/2022 08:55 em Brasil

As mulheres são prioridade das políticas de renda há mais de dez anos

As mulheres respondem por 83% das famílias contempladas com o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social que substituiu o Bolsa Família. De acordo com dados do Ministério da Cidadania, das 18 milhões de famílias contempladas com até R$ 400 em fevereiro passado, 15 milhões são chefiadas por mulheres. Ainda de acordo com a pasta, o programa beneficia diretamente mais de 29 milhões de mulheres de até 60 anos. Em relação ao Auxílio Gás, em fevereiro foram pagos 4,7 milhões de benefícios a famílias com responsáveis familiares femininos.

A quantidade de mulheres no programa, no entanto, não é novidade. De acordo com Paola Carvalho, diretora da Rede Brasileira de Renda Básica, as mulheres são prioridade das políticas de renda há mais de dez anos, quando se decidiu colocar os cartões prioritariamente em nome das mulheres.

— O Auxilio Brasil só seguiu o que já acontecia com o Bolsa Família.

Paola faz um alerta e cobra ações mais eficazes do governo para combater a desigualdade:

— A pobreza e a pobreza extrema têm rosto de mulher, especialmente mulheres negras. Para enfrentarmos de fato essa realidade, precisávamos da retomada de políticas de proteção e inclusão que chegassem às diferentes realidades do nosso país — pontua.

Informação: Extra

COMENTÁRIOS