Em São Marcos, as comemorações iniciam na sexta-feira (09), às 18h30 com Cavalgada com candeeiros.
Em Setembro teremos feriado, na terça-feira (20), em comemoração ao Dia do gaúcho. Essa comemoração acontece pelo fato que em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas – liderados por Bento Gonçalves – venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos. A Guerra dos Farrapos – também chamada de Revolução Farroupilha – é o mais longo conflito armado ocorrido em território brasileiro (teve início em 1835 e terminou em 1845).
Em São Marcos, as comemorações iniciam na sexta-feira (09), às 18h30 com Cavalgada com candeeiros- saída da Chama Crioula de São Roque em direção ao Parque de Eventos, Albino Ruaro, com paradas no CTG Porteira da Serra e Centro Administrativo. Neste mesmo dia teremos show de Luiz Marenco com entrada franca.
No último dia de festejos, que será na terça-feira (20), haverá missa crioula e almoço por adesão.
A Prefeitura Municipal, promove uma janta, que ocorre no primeiro dia de comemoração, com o cardápio: Carreteiro/arroz, feijão, paçoca de pinhão, couve refogada, linguiça, batata doce caramelada, salada e pão. Também teremos almoço, exatamente no dia do gaúcho, o menu deste será: Costelão, farofa, aipim com bacon, moranga caramelada, salada e pão. Esses eventos serão realizados no Galpão Carlos José Michelon, no valor de R$ 40,00.
Juarez Marcante/ Rádio Diplomata