Offline
Senado aprova jornada de trabalho flexível para mães e pais de crianças pequenas
01/09/2022 09:03 em Brasil

A MP também trata de equidade de gênero, recebam o mesmo salário

O Senado aprovou na quarta-feira (31) a MP (medida provisória) que flexibiliza a jornada de trabalho para mães e pais que têm filhos com até 6 anos ou com deficiência. Agora, a proposta segue para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo a medida, essas mães e esses pais terão prioridade para regime de tempo parcial, antecipação de férias e concessão de horários flexíveis de entrada e saída do trabalho.

A MP também trata de equidade de gênero, ao determinar que mulheres recebam o mesmo salário do que os homens que exercem a mesma função na empresa. A medida prevê ainda apoio ao microcrédito para mulheres.

Auxílio-creche

Se sancionado, o texto também amplia para 5 anos e 11 meses a idade máxima para a criança ter direito ao auxílio-creche e procura fortalecer o sistema de qualificação de mulheres vítimas de violência doméstica.

A proposta prevê ainda medidas de combate ao assédio sexual em empresas, o teletrabalho para mães e pais empregados em regime de tempo parcial, regime especial de compensação por banco de horas, incentivos à criação de creches pelo Sistema S e flexibilização do regime de férias.

Informação: Jornal O Sul

COMENTÁRIOS