De acordo com o chefe do posto de agente censitário municipal, Eduardo Araújo, São Marcos tem 50% da cidade pesquisada
O Censo Demográfico, iniciou em 1º de agosto e irá até 31 de outubro. O principal motivo para ele estar ocorrendo é a contagem populacional, média da renda na cidade, como está a infraestrutura, saneamento básico.
As perguntas que o recenseador fará serão sobre diversos temas, idade que o morador contém, trabalho, educação, também haverá interrogações sobre deficiência motora e intelectual.
Em São Marcos, estavam abertas 21 vagas para desenvolver este trabalho, ainda não foram preenchidas todas, contém 3 vagas abertas e elas podem ser preenchidas até o final do Censo 2022.
Os critérios para ser um recenseador é ter escolaridade no mínimo o fundamental completo e 18 anos ou mais, os documentos necessários para realizar a inscrição são RG, CPF e comprovante de residência. O salário varia de acordo com sua produção. As inscrições podem ser realizadas na sala embaixo da Biblioteca Pública, localizada na rua Dr. Aristóteles da Rosa. Neste momento a cidade contém 16 censitários que trabalham no município e em Criúva.
Os pesquisadores estão identificados com um colete do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), crachá contendo foto e dados básicos (nome, documento de identidade), junto nesta vestimenta contém o número do IBGE 0800 721 8181 para tirar dúvidas.
Os recenseador podem fazer a entrevista do portão, calçada mesmo, a questão de convidar para entrar na residência vai de acordo com o morador. Os questionamentos podem ser realizados até por volta das 20 horas. A duração varia de 5 a 20 minutos.
De acordo com o chefe do posto de agente censitário municipal, Eduardo Araújo, São Marcos tem 50% da cidade pesquisada e em Criúva está quase completa.
Juarez Marcante/ Rádio Diplomata