Offline
Dia Internacional do Leoísmo é comemorado no dia 05 de dezembro
São Marcos
Publicado em 05/12/2022

Em entrevista, membros da diretoria do LEO Clube de São Marcos contam sobre os projetos e campanhas da entidade

Hoje, dia 05 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional do Leoísmo, que representa os LEOs Clubes espalhados pelo mundo. O LEO Clube é uma entidade sem fins lucrativos, é a maior instituição de serviço voluntário existente, reconhecidamente séria e atuante nas mais diversas áreas da sociedade.

História

O Clube foi fundado em 5 de dezembro de 1957 por Jim Graver, treinador de um time de baseball em Glenside, na Pensilvânia, Estados Unidos. Graver, juntamente com William Ernst, ambos sócios do Lions Clube de Glenside, falavam em iniciar um clube de serviço para estudantes do ginásio. Eles então pediram apoio dos demais sócios, os quais concordaram que um grupo de jovens seria uma boa ideia para propagar os ideais propostos por Melvin Jones. Em 1964, havia 27 LEO Clubes na Pensilvânia e um em Nova Iorque. Somente em 1967, a diretoria do Lions Clube International adotou o LEO Clube como programa oficial da associação, aberto a ambos os sexos.

O primeiro LEO Clube é o LEO Clube da Abington High School, esse criou o acrônimo LEO, que significa Liderança, Experiência e Oportunidade. Pois com a Oportunidade em ingressar no movimento leoístico, os jovens constroem amizades e sentem as recompensas do serviço comunitário. Com a Experiência, entendem como o trabalho em equipe, cooperação e colaboração podem produzir mudanças estimulantes na comunidade. E com a Liderança, desenvolvem habilidades como organizadores de projetos, gerenciadores de tempo e líderes de equipe. Desta forma, os jovens do LEO Clube desenvolvem e mobilizam seus esforços na elaboração de projetos sociais até a execução propriamente dita. 

No Brasil, o primeiro LEO Clube foi fundado em 28 de agosto de 1969, LEO Clube Maceió-Lagoa, em Alagoas. Com o apoio e incentivo da diretoria do Colégio Sagrada Família, o Lions Clube reuniu um grupo de estudantes, quase que diariamente, para divulgar a filosofia do servir, levando os alunos a compreender e compartilhar dos problemas comunitários. 

A partir da fundação do primeiro LEO Clube no Brasil, o programa se espalhou e hoje são cerca de 400 clubes e mais de 15 mil associados com o propósito de servir voluntariamente.

São Marcos

Em São Marcos, o LEO Clube foi fundado no dia 17 de maio de 2003, patrocinado pelo Lions Clube do município, fazendo parte do Distrito LEO L D-7, que abrange as regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul. O Distrito LEO L D-7 é o maior da América Latina e Caribe em número de associados, tendo aproximadamente 1000 companheiros presentes em mais de 35 cidades, desenvolvendo trabalho social e liderança juvenil.

Nesses quase 20 anos, o LEO Clube São Marcos ajudou a moldar diversas lideranças presentes em nosso município hoje, através de ações como a reforma da sala de espera pediátrica do Centro de Saúde Municipal, atividades de recreação com crianças, distribuição de brinquedos e cestas básicas, ações para limpar a cidade, entre outras. 

O Clube é composto por Associados e Convidados e, seguindo o calendário Leoístico, a cada Ano Leoístico uma nova diretoria é formada para representar o Clube perante sociedade e pastas Distritais. 

Faça parte

Para fazer parte do LEO Clube basta demonstrar interesse com o voluntariado e entrar em contato com um dos membros. Assim, a pessoa se torna Amiga LEO, podendo participar das reuniões, campanhas e eventos. Ao participar com frequência e ser ativa no clube, depois de alguns meses é realizada a Posse dos Novos Associados.

“O LEO é amor! Difícil explicar o que é o amor, porque o amor se sente, o amor se vive. Sentir e viver o movimento faz com que a liderança, experiência e oportunidade esteja presente no dia a dia de cada Companheiro. Desde que fui convidada para fazer parte do LEO Clube São Marcos, entrei com um único objetivo: ajudar ao próximo. Incrível pensar que após 5 anos de movimento o meu objetivo é alcançado a cada dia que passa. Além de realizar campanhas que contribuem com a comunidade, pude vivenciar momentos únicos, me aproximar de amigos que se tornaram família, aperfeiçoar habilidades que me ajudam na vida profissional e pessoal e conhecer pessoas que levarei para a vida. O LEO é singular, é aquele famoso “viver para ver”. Feliz em fazer parte de tudo isso que é o Movimento Leoístico!”, depoimento da Vice Presidente do LEO Clube São Marcos, Laura Soldatelli Miotto.

 

 

Talia Cichin da Luz/ Rádio Diplomata

Comentários