Tumor tem aproximadamente 30cm e 15cm
Na quarta-feira (28) às 9 horas, na clínica Grife dos Bichos iniciou o procedimento cirúrgico no mascote da escola Maranhão, durante a cirurgia ele ficou estável na anestesia e no pós também. Os veterinários conseguiram verificar que os tumores pré identificados via exames de imagem estavam com aproximadamente 30cm e 15cm, sendo duas massas tumorais que envolvem estruturas vitais como veias e órgãos. A remoção das ‘’massas’’ se inviabiliza devido a gravidade no caso dele. Conforme o proprietário Fábio Bossardi, destaca: “Se os veterinários realizarem a remoção ele certamente não sobreviveria.”
Após as 48 horas da cirurgia, o cachorro Robson, ficará na casa de uma das tutoras dele, com todas as medicações necessárias para que ele não tenha dor, e permaneça bem. A clínica Grife dos Bichos, informa que ele está ativo e feliz, porém o maior risco dele é que os tumores estão pressionando principalmente o intestino, dificultando que ele consiga defecar.
Considerando todo o contexto, ele tem indicação de tratamento quimioterápico na tentativa de que os tumores diminuam de tamanho e ele consiga seguir vivendo bem. Os veterinários agora irão aguardar o resultado dos exames coletados diretamente dos tumores para utilizar os quimioterápicos corretos. Outra informação importante é que ele só pode comer alimentos pastosos e líquidos. Facilitando assim que ele consiga fazer cocô.
Por mais que a cirurgia tenha finalizado, os valores com o Robson continuam, Bossardi destaca que agora o objetivo é continuar arrecadando fundos para as quimioterapias. Analisando o peso dele o valor será de aproximadamente 650,00 reais a sessão (já com desconto). A químio será feita com intervalos médios de 21 dias.
Juarez Marcante/ Rádio Diplomata