Offline
Receita abre consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda na próxima segunda-feira
21/07/2023 08:54 em Economia

Dinheiro será liberado em 31 de julho; valor virá corrigido pela taxa básica de juros, a Selic

A Receita Federal abrirá a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2023 na próxima segunda-feira (24). O lote incluirá contribuintes prioritários, como idosos, deficientes e professores, e também os que não estão em nenhuma das regras que garantem a prioridade no pagamento.

O dinheiro será liberado em 31 de julho e virá corrigido pela taxa básica de juros da economia, a Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano.

Para saber se você vai receber o dinheiro, você pode consultar o site da Receita Federal, o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita). O dinheiro será pago na conta informada ao entregar a declaração ou por meio de Pix.

As informações sobre o lote de restituição costumam ser liberadas a partir das 9h. No site, você deve informar o seu nome completo, o CPF e a data de nascimento. Já por meio do eCAC, é necessário ter senha do Portal Gov.br. A consulta no e-CAC é mais completa. Se houver alguma pendência, haverá essa informação ao contribuinte.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Acesse a página da Receita Federal na internet

Clique em "Meu Imposto de Renda"

Depois, acesse "Consultar a Restituição".

Preencha seu CPF e data de nascimento no site da restituição.

No primeiro lote, considerado pelo órgão o maior da história, foram distribuídos cerca de R$ 7,5 bilhões aos contribuintes. Saiba se você tem direito à restituição do Imposto de Renda.

Informação: GZH

COMENTÁRIOS