Offline
Eduardo Leite prepara concurso para 6 mil professores e envia pacote de projetos à Assembleia do RS
11/08/2023 08:26 em Política

“O governo está empenhado e a Assembleia também está comprometida com o tema", disse o líder do governo no Legislativo, Frederico Antunes (PP)

O governo do Estado encaminhou, nesta quinta-feira, à Assembleia, leva de projetos, sendo dois deles relativos a ações na educação. Os textos foram apresentados previamente pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e seus articuladores políticos aos líderes dos partidos aliados. Entre as propostas, a de renovação e ampliação de contratos emergenciais de professores.

Atualmente são cerca de 25 mil nestas condições. O número será ampliado para 30 mil, em função das escolas que assumirão cursos em tempo integral e devido às aposentadorias. Outro projeto, chamado de “Professor do amanhã”, visa a formação de professores em cursos superiores de licenciatura em áreas estratégicas, por meio de bolsas, que serão garantidas pela transferência de recursos para Instituições Comunitárias de Educação Superior.

No total, serão mil vagas, em turma única, que começará em 2024, com investimento de R$ 56,4 milhões. As áreas de foco serão matemática, português, história, biologia e geografia. As matérias estão em regime de urgência, portanto, passarão a trancar a pauta em plenário no prazo de 30 dias. O governo abrirá ainda mais seis mil vagas para professores, por meio de concurso público, além das 1,5 mil cuja homologação ocorrerá até dezembro deste ano. Três mil com nomeações previstas para 2025 e mais três mil em 2026.

Segundo o líder do governo no Legislativo, deputado Frederico Antunes (PP), o Executivo está praticando o que prometeu, garantindo prioridade para a educação. “O governo está empenhado e a Assembleia também está comprometida com o tema. É uma atuação conjunta, em sinergia”, disse Frederico à coluna. Além dos projetos relativos à educação, também foi encaminhado texto de doação de imóvel do Estado, em Porto Alegre, para a Sociedade dos Surdos do Estado.

Informação: Correio do Povo

COMENTÁRIOS