A primeira no centro e a outra na comunidade Francisco Doncatto.
No domingo (07) por volta das 19h30min, no cruzamento das ruas Monsenhor Henrique Compagnoni e Raimundo Pessini aconteceu o primeiro homicídio em São Marcos. A vítima Roger Kelwen Alves Furtado, 25 anos, foi morto com vários tiros, principalmente no rosto, conforme a polícia, o jovem tinha antecedentes por tráfico, posse de entorpecentes, desobediência, tentativa de homicídio, arremesso de drogas em presídio, desacato, descumprimento de medida protetiva, resistência e lesão corporal.
Na tarde de segunda-feira (08), a Polícia Civil de São Marcos assumiu a investigação do caso. O delegado responsável, Rafael Keller, não poderá dar entrevista à Rádio Diplomata para falar do caso, pelo fato da retomada da medida de silêncio e cessar a divulgação de dados e entrevistas para imprensa, que iniciou na quinta-feira (21/12), pela Associação dos Delegados de Polícia do RS.
O segundo caso, sucedeu na tarde de quinta-feira (11), por volta de 12h45min, quando a Brigada Militar foi solicitada para verificar a cerca de uma ocorrência de violência doméstica. Em contato com a vítima, uma senhora de 44 anos, informou que sofre ameaças por parte de seu companheiro, o qual, por vezes, a deixava trancada no interior da residência.
A Brigada Militar acompanhou-a até a residência para retirar seus objetos pessoais e, posterior, efetuar o registro de Maria da Penha. Chegando no local, os policiais militares foram convidados pela vítima para entrar na residência, pois esta temia ser agredida por seu companheiro, o qual estava no interior.
Ao adentrar na residência a guarnição sentiu forte odor de características similares a maconha; ao ser questionado se havia drogas na residência, o homem informou que sim e indicou o local.
Diante do exposto, foi verificado e confirmado a existência de entorpecentes, além de um revólver calibre .32 municiado com quatro munições intactas, dois cartuchos calibre .38 - já deflagrados-, 5 balanças de precisão, 2 facas com resquícios de maconha, além de material para embalagem. Ainda foi constatado a existência de crime ambiental, pois no local foram encontrados 5 canários da terra com suas respectivas gaiolas.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão para o suspeito e conduzido à delegacia de polícia de São Marcos para a lavratura do flagrante. O homem possui 6 passagens pela polícia pelos crimes de Posse de entorpecentes; Recepção; Porte ilegal de arma de calibre restrito; Furto qualificado; Injúria; Lesão Corporal.
Juarez Marcante/ Rádio Diplomata