Offline
Premiados na Festa da Uva: variedade do são-marquense Dirceu Mascarello conquista 1º lugar
04/03/2019 08:51 em São Marcos

Na noite da última quarta-feira, 27 de fevereiro, os vencedores da exposição de uvas da Festa da Uva foram apresentados e premiados. O são-marquense Dirceu Mascarello ficou em 1º lugar na categoria de uvas orgânicas. Ele ganhou uma viagem técnica para Mendoza, na Argentina. O jantar e cerimônia de premiação foram realizados no restaurante Tulipa, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Mascarello participa do Programa Municipal de Agroecologia de São Marcos que visa capacitar, qualificar e incentivar a produção orgânica no município, buscando a exploração sustentável das propriedades rurais. A produção orgânica é um sistema sustentável de agricultura que não permite o uso de produtos químicos sintéticos prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente.

Até o ano de 2016, a produção de Dirceu Mascarello e da esposa Rosa provinha da agricultura convencional, que utiliza agrotóxicos. Após passar pelo período de transição, eles obtiveram o Certificado de Produção Orgânica, comprovante apresentado à comissão avaliadora da exposição da Festa da Uva para certificar que a uva produzida e exposta era livre de qualquer tipo de agrotóxico.

O Programa Municipal de Agroecologia de São Marcos, idealizado pela Secretaria de Agricultura, presta assistência técnica especializada aos produtores e auxilia na transição e na certificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3291 9958. 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!