Offline
Proliferação desenfreada de ratos e baratas: Fepam não permite aplicação de veneno
03/04/2019 10:02 em São Marcos

Atendendo a um pedido dos ouvintes, a reportagem da Rádio Diplomata entrevistou na manhã desta quarta-feira, dia 3 de abril, os secretários de Meio Ambiente e Saúde de São Marcos, Fabiano Varela e Maristela Lunedo, respectivamente, sobre a proliferação de ratos e baratas nos bueiros, principalmente no Centro. 

Conforme os secretários, desde 2010, por ordem da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam), não há veneno liberado pela Anvisa que possa ser aplicado nos bueiros e esgotos do município. Por isso, é preciso que a população evite despejar alimentos no meio ambiente para que os animais não se proliferem. "É preciso conscientização de cada municípe não liberando alimentos no ralo da pia que, consequentemente, vai para o esgoto e alimenta esses animais (ratos, baratas e, inclusive, escorpiões)", afirma a secretária Maristela Lunedo.

O que existe atualmente são venenos que podem ser comprados e aplicados nas próprias residências. De acordo com os secretários, em locais públicos (isso inclui as bocas de lobo), esse produto não pode ser aplicado. 

Durante a entrevista, Maristela e Fabiano também falaram sobre a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de escorpiões.

Em caso de dúvidas, denúncias ou sugestões, você pode ligar para a Secretaria do Meio Ambiente no 3291 9900.

Ouça entrevista:

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!