Offline
Campanha de vacinação no RS inicia nesta quarta-feira, 10 de abril
09/04/2019 09:15 em São Marcos

A campanha de vacinação contra a gripe começa mais cedo no Rio Grande do Sul este ano. Assim como os outros dois estados da Região Sul, a estratégia inicia na próxima quarta-feira, 10 de abril, cinco dias antes do restante do País.

 

Em São Marcos, as primeiras doses serão destinadas às crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias (idade ampliada este ano) e às gestantes. A imunização será do dia 10 ao dia 12 de abril. Do dia 15 ao dia 19 de abril, além dos grupos citados, também poderão se vacinar as puérperas (até 45 dias após o parto). Do dia 22 de abril ao dia 31de maio, as doses serão liberadas para todos os grupos prioritários (veja quais abaixo).

 

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Bruna Gonçalves, a liberação da vacina para a população em geral acontecerá se, após atingir a meta de vacinação para os grupos prioritários, sobrarem doses da vacina.

 

A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde do município. Para receber a dose, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.

 

Grupos prioritários:

- Gestantes;

- Puérperas (até 45 dias após o parto);

- Crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias;

- Idosos (60 anos ou mais);

- Profissionais de saúde;

- Professores da rede pública e privada;

- Indígenas;

- Portadores de doenças crônicas mediante receita médica ou documento comprovatório.

 

Ouça entrevista com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de São Marcos, Bruna Gonçalves; e com a técnica de Enfermagem Luciana Dias Soares:

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!