Proprietários de terrenos utilizados para exploração extrativa vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial podem obter a redução de 20% do valor venal (do terreno) para o cálculo do IPTU.
Para a obtenção do desconto, é necessário comprovar a exploração apresentando o Talão de Produtor com nota fiscal emitida no ano corrente e protocolar requerimento no balcão de atendimento da Prefeitura de São Marcos e, ainda, é necessário que o terreno tenha, pelo menos, 2.000 m².
Casos de isenção
- Para as pessoas que possuem direito à isenção do pagamento do IPTU, o requerimento pode ser protocolado até o dia 15 de novembro.
- A isenção é para aposentados (as), viúvos (as) e órfão menor de idade não emancipado que possuem apenas um imóvel no município, têm renda mensal inferior a dois salários mínimos e não possuem débitos de IPTU de anos anteriores.
Os requerimentos de isenção também devem ser protocolados no balcão de atendimento da Prefeitura, setor da Secretaria da Fazenda. É necessário apresentar o RG ou CNH, o extrato bancário do benefício recebido do INSS e, caso haja outra fonte de renda, também é necessário apresentar comprovante.
Confira datas e mais informações com a secretária da fazenda do município Kariny Pereira Boff:
Kariny também destaca que as dívidas com o município serão enviadas ao cartório para protesto: