Offline
Novembro Azul alerta sobre cuidados com a saúde do homem
01/11/2019 14:16 em São Marcos

Homem que se cuida não perde o melhor da vida. Este é o tema da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) para marcar o Novembro Azul, mês que é dedicado a informar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás do câncer de pele não melanoma. Em 2018 foram registrados 68.220 casos em solo nacional, correspondendo a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. 

Mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem com homens com mais de 65 anos. Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e da evolução dos metódos de diagnósticos (exames), o número de casos tratados cresceu nos últimos anos.

A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

O coordenador da Saúde do Homem, da SES/RS, Carlos Antônio da Silva, aponta que existe ainda a cultura de que o homem não cuida da sua saúde:

"Existem hábitos arraigados, uma cultura mesmo de que homens não cuida da própria saúde e é preciso mudar isto".

Ele manifesta ser fundamental esta mudança cultural, ao mesmo tempo em que é necessária a adoção de novos hábitos, como mais ingestão de água. "Tomar menos sucos, refrigerantes, bebídas alcóolicas". Carlos também também salienta a importância de desenvolver atividades físicas como caminhadas, ingerir menos açúcares e gorduras. "Estes são fatores importantes para alguém viver mais e com qualidade".

Dados: INCA (Instituto Nacional do Câncer)

           Ministério da Saúde

           SES/RS - Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

 

COMENTÁRIOS