Offline
Escritório Contábil Alceu Trevisan recebe homenagem pelos 50 anos de existência
São Marcos
Publicado em 27/11/2019

A Câmara de Vereadores de São Marcos realiza nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, Sessão Solene para homenagear empresas, serviodres e professores que se aposentaram em 2019.

O evento acontece a partir das 20 horas no Auditório Joaquim Grison com transmissão ao vivo pela Diplomata 100.3.

 

Confira a biografia dos homenageados:

 

ESCRITÓRIO CONTÁBIL ALCEU TREVISAN (50 anos)

Alceu Trevisan, nasceu em 4 de fevereiro de 1948, casado com Sabrina Pezzi, é o fundador do Escritório Contábil. Ele tem duas filhas, Daniela e Joana, de seu casamento com Eloiza Tereza Soldatelli Trevisan. Alceu formou-se contador pela Escola Nossa Senhora do Carmo em Caxias do Sul no ano de 1966 e também é formado em Ciências Econômicas pela UCS em 1970. Na época de sua formatura, o curso consistia em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Economia. Por esta razão, tem o título de Economista.

Inicialmente trabalhou em Caxias do Sul, entre 1962 e 1966. Aos 14 anos, iniciou em seu primeiro trabalhou na empresa Auto Palacio LTDA, primeira agência da GM de Caxias do Sul. Depois trabalhou nos Super Mercados Calcagnoto LTDA. e por fim exerceu a função de sub contador na Metalúrgica Gazola Ltda. Com a morte de seu pai, Alceu retornou a São Marcos.

Entre os anos de 1967 a início de 1969 trabalhou na empresa Antônio Pessini SA, como auxiliar de contador, com atividades de armazém, supermercado, posto de gasolina e transportes rodoviários. 

Com 50 anos de existência, o Escritório Contábil Alceu Trevisan é o segundo mais antigo de São Marcos. Nestas cinco décadas, adquiriu solides, confiança e credibilidade, firmando-se como um dos principais do ramo na cidade. Junto com Alceu, também há a sócia Marilá Gozzi Casanova.

Hoje o escritório atende mais de 100 empresas, sendo o único no município que faz processos de incorporações, cisões e fusões de empresas. O escritório fornece suporte ao empreendedor, cuidando exclusivamente das questões burocráticas e tributárias das empresas. Assim, auxilia a planejar e avaliar as atividades desempenhadas para traçar estratégias e soluções de serviços como: abertura de empresas, administração e planejamento, apuração tributária, assessoria contábil, gerencial, fiscal, trabalhista e administrativa, financeira e de redução de custos.

Atualmente funciona em espaço amplo localizado na Rua Padre Feijó, 423, no subsolo do Banco do Brasil. 

 

TRAIL CLUBE PARCEIROS DA LAMA (25 anos)

O Trail Clube Parceiros da Lama foi fundado em 15 de março de 1994 por Alexandre Antônio Gozzi, José Carlos Polo, Luiz Gustavo Veroneze, Gilceu Antônio Vivan, Valter Rizzon, Nereu Soldera, Adair Luiz Leôncio, Luiz Lindomar da Silva, Paulo Demir Camassola, Elmar Michelon Borghetti e Deoclécio Vedana, com o nome Moto Clube São Marcos.

Os principais objetivos da entidade são: incentivar e difundir a prática de esportes como o motociclismo, ciclismo, veículos especiais ou fora da estrada, tendo como meta proporcionar aos sócios, os meios de aperfeiçoamentos físico e técnico de acordo com a regulamentação dos órgãos especializados, dentro das possibilidades do clube.

Em 1996 a entidade passou a se chamar Trail Clube Parceiros da Lama. Desde então, foram realizadas no município mais de 100 eventos de esferas municipal, estadual e nacional. Os pilotos já figuraram por diversas vezes como os melhores do estado e do país, com vários títulos de diversos campeonatos e modalidades.

Também, vários dos pilotos já fizeram parte de várias diretorias da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), o que demonstra a importância de São Marcos para o esporte.

Desde a fundação, o clube sempre teve, anualmente, pilotos participando de campeonatos de diversas modalidades a nível estadual, sul brasileiro e nacional, onde destacam-se os títulos já trazidos para o município: 1 campeão brasileiro, 9 campeões gaúchos, 10 vice-campeões gaúchos e 11 pilotos entre os cinco melhores colocados dos anos que participaram.

Entre as mais de 100 provas, o clube destaca, também, que por duas vezes o Enduro Nacional do Vinhedos foi finalizado no município de São Marcos com mais de 200 pilotos, participantes de todo o país, em cada evento. No ano de 2018 realizaram a melhor prova do Campeonato Gaúcho de Enduro FIM, e há mais de 3 anos realizam prova permanente do Campeonato Serrano de Motocross. 

Todos os eventos, sempre contaram com mais de 80 pilotos de outros municípios. Em 2011, recebeu da Prefeitura em comodato por 20 anos, o terreno onde se mantem a atual sede e o Centro de Eventos Parceiros da Lama e também as pistas.

Nestes 25 anos de atuação, todas as ações e eventos são baseados em um único lema: amizade, companheirismo, aventura, integração com a sociedade e amor pela natureza.

RESTAURANTE BIASOTTO’S (25 anos)

Ary Biasotto nasceu em 18 de maio de 1940, casou-se com Nelita Rech em 26 de abril de 1969. Ele, motorista de caminhão, natural de Fagundes Varela, ela natural de São Marcos. Os dois se conheceram em uma das passagens de Ary pelo município. Da união, nasceram três filhos: Arielson, Adriano e Andrigo. O casal possui ainda, quatro netos: Luiza, Lorenzo, Lavínia e Pedro Antônio.

Em 1979 Ary deixou de ser motorista e abriu um armazém na BR 116. Com o passar do tempo a família passou a ter uma lancheria no mesmo endereço. Já em 1985 teve sua primeira passagem pelo clube AMSM, cuidando do pavilhão de esportes inaugurado naquela época, onde permaneceu por três anos nesta atividade.

No ano de 1992, Ary tentou trocar de ramo, colocando uma loja de móveis na cidade de Londrina, no Paraná. Um ano depois, retornou para São Marcos e assumiu o cargo de ecônomo na AMSM, ficando responsável de cuidar do pavilhão e piscinas da entidade. Já em 1994, foi inaugurado o restaurante da AMSM hoje denominado de Biasotto’s, onde a família entrou para o ramo gastronômico.

Ary comandou o restaurante até os seus filhos assumirem a direção entre 2000 e 2013. Em 2005, Adriano, um dos filhos de Ary, fez sua primeira especialização na Itália, o que definitivamente marcou o crescimento da culinária no restaurante. E, nunca esquecendo do pilar central destes anos, a matriarca da família, Nelita Rech Biasotto.

 

Atualmente o restaurante tem a direção de Nelita e Adriano, servindo os mais variados tipos de pratos e realizando inúmeros eventos. O chefe Adriano realiza frequentes cursos e especializações em gastronomia, sendo um dos mais destacados chef’s do Rio Grande do Sul.

 

RESTAURANTE BRESOLIN (25 anos)

Selvino e Aurora Tomé Bresolin tiveram sete filhos, são eles: Ana Maria BResolin Buzin, Clair Bresolin Borges Vieira, Cleine Maria Benatto, Maria vandete Bresolin, Maria Elizete Bresolin Tauffer, José Raimundo Bresolin e João Alberto Bresolin. Junto dos filhos, em 1980, iniciaram as atividades com o Restaurante Ala Cantina, onde estiveram no negócio por 14 anos.

Após desfeita a sociedade, em 10 de setembro de 1993, o filho do casal, José Raimundo Bresolin e sua esposa Ivanete Joanita Bresolin fundaram a Lancheria e Restaurante Bresolin Ltda. O casal tem o filho Bruno Bresolin. 

No início, o estabelecimento ficava em uma sala alugada, localizada na Avenida Venâncio Aires, 1096. Depois de 15 anos, os fundadores construíram sua sede própria, localizada também na Avenida Venâncio Aires, na altura do número 575.

Atualmente o restaurante conta com em torno de 20 funcionários divididos em dois turno, meio dia e noite. O atendimento é de segunda a domingo ao meio dia, servindo bife a kg e de segunda a sábado à noite, a la carte.

Ao longo destes anos, houve muito trabalho e dedicação por parte da família e amigos do Restaurante. O sucesso, segundo eles, vem de muito trabalho dos funcionários e também dos clientes que sempre prestigiaram o estabelecimento.

 

CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHA TIO CARLO (25 anos)

Há 25 anos, o CTG Tio Carlo está presente em nosso município. Seu início foi em 1990, quando Ary Bresolin e Zeli Martininghi, grandes apreciadores do tradicionalismo, resolveram criar um grupo de danças tradicionalistas. Este grupo era liderado por Ary e sua esposa Celita dos Reis Bresolin, juntamente com Zeli Martininghi e Marília Sogari Stédile. O principal objetivo era de levar adiante as tradições gaúchas e teve como data de início o dia 8 de março de 1990. Já no dia 15 do mesmo mês, foi acordado que o grupo passaria a ser chamado de “Grupo Tradicionalista Tio Carlos” em homenagem ao Sr. Carlos José Michelon. Como lema, foi decidido por “Transportando a chama viva da tradição”, já que Carlos foi o pioneiro nos transportes de carga em São Marcos.

Ao criar a bandeira do grupo, ficou acordado que a mesma seria Carlos montado em seu cavalo. As cores ficaram em fundo branco e Carlos montado em seu cavalo na cor azul.

Destacaram-se como os primeiros integrantes do grupo: Ari Bresolin, Celita Bresolin, Marli Fredrez, Marta Polo, Valderes Fredrez, Eduardo Tolardo, Alex Sandro de Castilhos, Maria Lurdes de Castilhos, Carline Borghetti, Daniel Guzzon, Giselda Araujo Castilhos, Indianara Scain, Antonio dos Santos de Souza, Elizandra Tolardo, Ronaldo Michelon, Luciano Michelon e Adriano dos Reis Almeida.

O CTG realizou inúmeras apresentações pela região. Com o passar do tempo, sentiram a necessidade de criar mais grupos e dessa forma idealizaram uma invernada mirim que teve seu lançamento em 14 de novembro de 1993. Para divulgação do trabalho realizado pela entidade, foi criado o programa “Boa tarde Gaúcho”, veiculado pela Rádio Diplomata. O nome do programa foi dado por Raimundo Britto, ele que foi o primeiro apresentador e após um tempo passou a ser apresentado por Ary Bresolin.

Já no dia 6 de abril de 1994, após reunião realizada, foi criado oficialmente o Centro de Tradições Gaúchas Tio Carlo. Com a fundação, a bandeira foi alterada, sendo acrescentado o mapa do RS ao centro e a imagem de Carlos no interior.

A primeira patronagem para os primeiros quatro anos foi composta por: Patrão, Ary Bresolin; Capataz, Júlio Guiomar Studznski; 1º Sota Capataz, Celita Bresolin; 2° Sota Capataz, Marli Fredrez; Agregados das pilchas, Maristela Maurina e Oneiva Scarabelot; Agregados do Patrimônio, Zeli Antonio Martininghi, Anacleto Bonatto e Deoclides Soldatelli.

No ano de 1995 aconteceu a primeira Ciranda de Prendas da Entidade a qual tornou-se um importante acontecimento levando os integrantes a pesquisa, ao estudo, visando maior conhecimento da história dos nossos antepassados. E com o tempo os peões também demonstram interesse em aprende mais, surgindo, portanto, o primeiro Entrevero de Peões da entidade. 

O CTG, também, possui um Departamento Campeiro, denominado Piquete de Laçadores Tio Carlo, criado em 4 de novembro de 1998.

Além de toda preservação das raízes do povo gaúcho, o Centro de Tradições Gaúcha Tio Carlos oferece espaço e atividades que ocupam as crianças, jovens e adultos, proporcionando ambiente agradável, acolhedor e familiar.

ANNA KARENINA INDUSTRIA DE CONFECÇÕES LTDA (25 anos)

Criada em 1994, a empresa Anna Karenina Indústria de Confecções Ltda., cujo nome foi inspirado na protagonista do livro de Leon Tolstoi. Anna Karenina foi uma personagem muito à frente de seu tempo. Em busca de um amor pleno, quebrou todas as regras da Rússia Czarista no final do século XIX. Vivendo em uma sociedade hipócrita, decadente e dominada por grandes senhores de terras, teve a coragem de abandonar tudo para tentar viver um grande amor.

Inicialmente, os modelos eram comercializados no comércio local. A boa aceitação e o crescente interesse do público confirmaram em pouco tempo a viabilidade do negócio.

Em 1999, inaugura-se o showroom de Porto Alegre/RS para atender melhor ao crescente número de clientes no estado, oportunizando o contrato direto com lojistas e disponibilizando peças em pronta entrega.

Em 2002, a empresa passou a contar com sede própria, instalada na zona industrial de São Marcos/RS.

Com o objetivo de aproximar ainda mais a marca do centro do país, foi inaugurado em São Paulo, 2007 o segundo showroom, que permaneceu aberto por 7 anos.

Quando falamos da marca Anna Karenina e das suas coleções, estamos também falando de um pouquinho da história de nossas clientes. Datas especiais, trabalho ou encontro com amigos, motivos que, com muita alegria, nos fazem presentes em sua vida.

Hoje, aos 25 anos de uma história consolidada com muito profissionalismo, a Anna Karenina conta com uma equipe de 31 funcionárias, todas mulheres, que dedicam seu tempo e suas habilidades para continuarmos sendo uma marca de alto padrão de qualidade, com excelência em design e totalmente adequada ao corpo feminino.

NOVATEC OFICINA ELETRÔNICA LTDA (25 anos)

A Novatec iniciou suas atividades em outubro de 1994, no ramo de conserto de eletrodomésticos.

Seus fundadores iniciais, Sandro André Ballardin, técnico e João Mário dos Reis, financeiro. Neste período inicial houve diversas dificuldades.

Em 1997 a sociedade foi desfeita. Então o diretor Sandro André Ballardim ampliou seu foco e seus objetivos, buscando atender o setor industrial. Assim no mesmo ano a Novatec mudou-se para um espaço mais amplo com expectativa de crescimento no setor, tornando-se assistência técnica de diversas marcas.

Desenvolvendo tecnologias e praticando um atendimento diferenciado mantido até hoje, também aumentou seu quadro de colaboradores.

Em 2002 construiu sua sede própria. Surgindo novas condições para melhores serviços.

No ano de 2005 com grande demanda de serviços surgiu uma proposta irrecusável da compra de uma empresa de assistência técnica em eletrodomésticos com 25 anos de mercado, a Eletromecânica São Marcos.

Com a associação das duas empresas separou-se todo o setor de eletrodoméstico da Novatec para a Eletromecânica.

Já em 2007 com a entrada de mais colaboradores precisou ser ampliada o espaço físico, trazendo a Eletromecânica para sua sede própria ao lado da Novatec. As duas empresas procuraram manter-se na vanguarda deste setor de tecnologia em máquinas industriais e utilitários domésticos em parceria com dezenas de fornecedores.

Em 2018 foi desvinculado o setor doméstico, eletromecânica da Novatec.

Hoje a Novatec segue constantemente melhorando seu atendimento, com novos produtos e técnicos capacitados para manutenção e desenvolvimento de novos projetos.

25 ANOS DE ORDENAÇÃO DO PADRE CEVERINO CRACO

Ceverino Craco nasceu em 17 de fevereiro de 1966 no município de Flores da Cunha, numa época em que o pai, Orildo Craco e a mãe Clélia Rosseto Craco, trabalhavam como agregados em colheita de uva e a fabricação de vinho. A morada fixa da família era em São Marcos. Por esta razão o Padre sempre se identificou como são-marquense desde a origem e que é onde seus irmãos e familiares residem.

Ingressou para os estudos preparatórios para o sacerdócio no Seminário Nossa Senhora Aparecida em Caxias do Sul no início de 1980. No mesmo local, concluiu o primeiro e segundo grau. Formou-se em Filosofia pela na Universidade de Caxias do Sul, tendo como morada a Paróquia Santa Catarina em Caxias. Formou-se também em Teologia pela PUC em Porto Alegre com morada no Seminário Maior São Lucas em Viamão. 

No dia 18 de dezembro de 1994 Ceverino Craco foi ordenado sacerdote pelas mãos de Dom Nei Paulo Moreto, Bispo da Diocese de Caxias do Sul na época e hoje emérito da mesma, a ordenação foi realizada na Igreja Matriz de São Marcos, com a presença de muitos são-marquenses, familiares e amigos.

Sua primeira nomeação foi em Três Cachoeiras, região do litoral norte, que na época, era atendida pela diocese de Caxias do Sul. Permaneceu na mesma por seis anos. A segunda nomeação foi para a Paróquia de São José da Vila São João, onde também trabalhou por seis anos. Após, a terceira nomeação foi para a Paróquia São Domingos de Torres, na qual permaneceu por cinco anos. E a quarta nomeação foi a Paróquia São Pedro de Terra de Areia, onde já está há oito anos. 

Seu lema de ordenação foi tirado do Salmo 37,5 que diz: “Entregue teu caminho ao Senhor, Nele confie e Ele agirá” a 25 anos Padre Ceverino Craco entregou sua vida a Deus e para a Igreja. 

LOJAS BENOIT (25 anos)

A lojas Benoit iniciou sua trajetória de sucesso no dia 1º de janeiro de 1971 quando o empreendedor Antenor Valmor Benoit, na época com 30 anos, inaugurou na localidade de Barra da Forqueta, em Arroio do Meio – RS, a Comercial de Máquinas Benoit. Neste período, a empresa contava com apenas um colaborador e atuava com a venda de máquinas e implementos agrícolas, tendo como clientes apenas moradores de Arroio do Meio e de municípios vizinhos.

Em 1974, a necessidade de atuar em um centro comercial maior, fez com que a Matriz da empresa fosse transferida para Lajeado – RS. Durante uma década, a Lojas Benoit permaneceu comercializando apenas máquinas e implementos agrícolas e, em meados de 1981, também iniciou a comercialização de produtos da linha de eletrodomésticos. Esse incremento no mix de produtos fez com que a empresa tivesse um rápido crescimento. Em 1985, contava com sete lojas e ultrapassava as fronteiras da região do Vale do Taquari. 

Os anos foram passado e a Lojas Benoit mostrando seu potencial no mercado gaúcho.  Um marco importante na construção da história da empresa foi expandir seus negócios para os estados de Santa Catarina e Paraná, com a loja de Pato Branco, inaugurada em 22 de maio de 2009.

Em 2019, a Lojas Benoit completou 48 anos de fundação e orgulha-se por ser referência em seu segmento.

Em São Marcos, a Lojas Benoit foi fundada em 29 de agosto de 1994 e, em dezembro de 2015, a fim de oferecer uma loja mais ampla à comunidade, reinaugurou uma loja com mais de 800 metros quadrados, onde está instalada atualmente, na Avenida Venâncio Aires, 957, Centro. À frente da Loja está a gerente Neiva Baldini. A Lojas Benoit São Marcos, além, de oferecer um ótimo atendimento, conta com promoções diferenciadas, e crediário próprio, possibilitando o pagamento das compras em até 25 vezes. 

Atualmente, a Lojas Benoit conta com mais de 250 lojas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Seus mais de 3.400 colaboradores estão distribuídos entre as lojas, o Centro Administrativo e os dois Centros de Distribuição: um em Lajeado/RS e outro em Araranguá/SC.

 

Agraciados com o Troféu Verônica Bianchi Michelin (professoras que se aposentaram em 2019)

Adriane Veronese Gomes

Ilisiana Rech Grison

Janete Machado da Silva

Leda Maria Barp

Luciana Marcon Zurlo

Marta Zila Studzinski

Maura Maristela Biondo Biasuz

Raquel de Fátima Ramos Lorandi

Rosangela Camassola Gozzi

Rosangela de Fátima Bonella Moraes

Salete Soldatelli

Taciana Luiza Scain

Zoraide de Fátima Rizzon Vanin

 

Agraciados com o Troféu Henrique Machado da Silveira (servidores que se aposentaram em 2019)

Carmen Regina Paniz Camargo

Gladis Eleonor Migliavacca Ballardin

Iracema Lorita Busin Bernardi

João Carlos  Rigon

José Adão Ricardo Velho

Lurdes Fortunatti Poleto

Maria Ivete Fongaro Zan

 

Sônia Maria Liposki

 

Comentários