Confira dicas de como proteger seu pet do barulho dos fogos de artifício:
- Os fogos vão acontecer; por isso, é preciso prevenção para deixar o animal seguro.
- Mantenha a calma. O comportamento alterado pode gerar tensão para o animal. Pegar o animal no colo e tentar acalmá-lo pode, inclusive, intensificar o medo.
- No dia 31, coloque todos os animais dentro de casa, inclusive os que ficam em canis. Não esqueça de soltar os cães da corrente.
- Evite colocar muitos animais no mesmo ambiente, eles podem brigar ou até se matarem na hora do desespero.
- Não deixe o animal sozinho. Quem mora numa casa deve ficar atento aos portões e muros, pois a tendência é que o animal tente fugir para longe do barulho. No caso dos apartamentos, a atenção deve ser direcionada para a varanda e janelas, onde há risco de queda na tentativa de fuga.
- Animais de porte grande, se possível, devem ser levados para dentro de casa e mantidos sem correntes ou coleiras. No desespero em fugir do barulho que, para eles, é ensurdecedor, muitos podem se ferir.
- Escolha um cômodo que possa servir de abrigo para o bicho e que tenha pouca interferência de barulho externo. É bom ligar a TV ou o rádio para amenizar o som dos fogos.
- No caso dos gatos, a dica é deixar armários com as portas abertas para que eles possam se esconder. Cães costumam ficar embaixo de camas ou móveis que lhes garantam segurança.
- Não tente tirá-los do local escolhido: permita que eles encontrem um local onde se sintam protegidos (embaixo da cama, dentro do armário, no meio das almofadas do sofá, dentro do box do banheiro, etc).
- Jamais medique seu pet. Apenas um veterinário pode fazer isso.
- Coloque chumaços de algodão grandes nas orelhas do animal. Isso pode ajudá-los a ouvirem menos o barulho dos fogos.
- Não dê muitos alimentos neste dia, pois o medo pode gerar torção gástrica, que pode matar.
- Mantenha seu pet com medalhinha de identificação. - Cubra gaiolas de pássaros com um cobertor grosso: eles também ficam apavorados com o barulho (lembrando que lugar de passarinho é na natureza, jamais em uma gaiola).
AJUDA
Caso o animal de estimação fuja de casa, poste fotos do pet nas redes sociais e peça ajuda para ONGs de proteção animal, que também podem divulgar. Vale espalhar cartazes em locais movimentados como padarias, farmácias, supermercados e bares. O anúncio deve conter dados como a foto atual do bichinho, nome, porte, se usava algo, características que ajudem na identificação, bairro onde se perdeu, telefones com o DDD e se haverá gratificação.
LEI QUE PROÍBE FOGOS AINDA NÃO ESTÁ REGULAMENTADA
A lei que proíbe a queima de fogos de artifício com ruído acima de cem decibéis em território gaúcho foi aprovada no dia 6 de novembro. A assessoria de imprensa da Casa Civil afirmou que a lei está em fase de regulamentação, e será encaminhada para as secretarias correspondentes ao assunto para andamento do processo. Não há ainda uma previsão de data para regulamentação e entrada em vigor da lei.
De autoria da deputada Luciana Genro (PSOL), o texto da lei "proíbe a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios (…) de efeito sonoro ruidoso no Rio Grande do Sul". Contudo, o artigo 1º da nova legislação, incluído por emenda do deputado Luciano Zucco (PSL), proíbe a queima apenas daqueles fogos "que ultrapassem os cem decibéis à distância de cem metros".
Fonte: Sociedade Amigos dos Animais (Soama), Animali Centro Médico Veterinário e Jornal Pioneiro