Em São Marcos o panorama não é diferente de outras cidades, do País e do mundo. Empresas, comércio e população em geral estão preocupados com a possibilidade de proliferação do Coronavírus.
O município tem um caso suspeito de coronavírus divulgado nesta quinta-feira (20). O exame da paciente de 53 anos foi enviado ao LACEN (Laboratório Central do Estado).
INDÚSTRIAS:
A empresa Master Power liberou todos os funcionários a partir desta sexta-feira (20) com previsão de retorno no dia 30 com possibilidade de prorrogação.
A Bontempo, além dos cuidados internos, está monitorando o grupo de risco e as lojas físicas em todo o país, já que a empresa tem franquias. Grávidas foram afastadas da empresa e, por enquanto, não há previsão de liberação de funcionários.
A empresa Bepo liberou os funcionários com mais de 60 anos por 15 dias, podendo este período ser prorrogado.
Já a Suspentech também observa o Grupo de Risco e mantém as noções básicas de higiene entre os funcionários.
COMÉRCIO:
Em nota emitida pelo Sindilojas e Sindocomerciários está a possibilidade do empregador conceder férias, individuais ou coletivas, tanto para os funcionários que possuem períodos aquisitivos já completos (12 meses trabalhados ou mais), como para aqueles que ainda não completaram o período, sem necessidade de aviso prévio. As férias gozadas neste momento por aqueles funcionários que ainda não completaram o período serão proporcionalmente descontadas no próximo período aquisitivo
O acordo prevê também a permissão da compensação do banco de horas na hipótese do empregado se ausentar ao trabalho, podendo ocorrer à compensação no limite máximo até a data de 31 de dezembro de 2020, desde que acordado entre as partes. A sistemática do banco de horas se aplicará também as mães que precisam se ausentar por conta do acompanhamento a filhos menores de 12 anos.
Fica permitida ainda, a redução da jornada de trabalho em até 25% das horas, reduzindo o salário na igual proporção, mediante assinatura de acordo coletivo na presença dos Sindicatos Acordantes.
Em São Marcos, vários estabelecimentos comerciais já fecharam por conta própria.
ESCOLAS:
Todas as escolas do município, incluindo estaduais, particular e escolas de educação infantil estão paralisadas por 15 dias.