Offline
São Marcos conta com unidade referência para atendimento de possíveis casos de coronavírus
30/03/2020 08:59 em São Marcos

Os postos de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde não atenderão mais pacientes com sintomas como febre, tosse ou desconforto respiratório. 

 

A partir de segunda-feira (30) os atendimentos médicos de síndrome gripal serão realizados nas instalações do futuro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que fica ao lado do ESF Eneo José Doncatto e próximo ao Pavilhão de Esportes Manoel Ramos de Castilhos (Pavilhão da Ameixa), no bairro Francisco Doncatto.

Os postos de saúde e a Secretaria Municipal de Saúde não atenderão mais pacientes com sintomas como febre, tosse ou desconforto respiratório. Esses atendimentos serão concentrados no futuro CAPS. O objetivo da mudança é evitar que pacientes com suspeita de Coronavírus tenham contato com os que buscam as unidades de saúde para outros atendimentos.

Ao chegar nas instalações do futuro CAPS, o paciente com síndrome gripal receberá uma máscara cirúrgica e fará a higienização das mãos com álcool gel. Após ser verificado seus sinais vitais pelo técnico de enfermagem, aguardará atendimento médico. O paciente sairá da unidade medicado e com a medicação prescrita, além do termo de isolamento domiciliar. Nos casos mais graves, o paciente será encaminhado ao Pronto Socorro.

A iniciativa é coordenada pelo Centro de Operações de Emergência (COE). Em caso de dificuldade para se deslocar até o CAPS, o indicado é procurar a unidade de referência de sua residência para ser encaminhado ao CAPS pelo transporte municipal.

A unidade para atendimento de pacientes com síndrome gripal atenderá das 7h às 11h30 e das 12h30 às 19h30.

Urgência e emergência deve ser acionado o Samu através do número 192.

 

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

COMENTÁRIOS