Offline
UCS e HG apresentam ventilador pulmonar desenvolvido por voluntários
São Marcos
Publicado em 14/04/2020

O equipamento foi desenvolvido a partir da formação do grupo de trabalho, por iniciativa da UCS, em 24 de março. 

 

Se depender do engajamento de um grupo de engenheiros, técnicos e empresários, da Universidade de Caxias do Sul, por meio de seu Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação - TecnoUCS e do Hospital Geral (HG), os hospitais de campanha a serem instalados na região para o recebimento de pacientes da Covid-19 receberão, gratuitamente, ventiladores pulmonares desenvolvidos e produzidos inteiramente por um trabalho conjunto de professores e voluntários. O aparelho foi apresentado na quinta (8), no auditório do hospital, para autoridades, empresas, entidades e imprensa, e em live aberta transmitida pelo facebook da UCS e pelo Youtube do HG.

O equipamento foi desenvolvido a partir da formação do grupo de trabalho, por iniciativa da UCS, em 24 de março. O protótipo funcional, montado com componentes obtidos de empresas locais, foi testado e aprovado apenas 12 dias depois, no sábado (4). Nos últimos dias, foi aperfeiçoado para ganhar as condições de produção em série e para ser encaminhado a novas verificações de engenharia – agendadas para a próxima segunda (13) e terça (14), em laboratórios acreditados do complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (LABELO) da PUC-RS, em Porto Alegre.

 

Confira entrevista com o Coordenador-Executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TECNO UCS) Enor Tonolli Jr:

 

Produção industrial 

Com a aprovação nas novas avaliações, será possível encaminhar o aparelho para a produção industrial. Conforme o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UCS, Alexandre Viecelli, que esteve à frente da equipe de engenharia, a meta inicial é de montagem de 300 unidades, o que pode ocorrer em quatro a cinco semanas. De acordo com o engenheiro Hugo Souza, representante dos profissionais e empresários, do projeto à finalização a criação do modelo, batizado de Frank 5010, somou 1,5 mil horas de trabalho de engenharia, quantidade que será aumentada na próxima semana com as adequações que podem ser feitas conforme as exigências dos últimos testes. A etapa de desenvolvimento deve estar concluída até quarta, dia 15. Para viabilizar a fabricação, o TecnoUCS tem trabalhado na busca de doações de componentes por fornecedores. Uma vez prontos e devidamente certificados conforme as normas de funcionalidade, confiabilidade e segurança das agências reguladoras, os ventiladores serão doados, inicialmente, a hospitais de campanha. Se necessário, a demanda de produção será aumentada, podendo o aparelho chegar à rede pública de saúde em caso de emergência

 

Comentários