Sucessor deve ser anunciado na tarde desta quinta-feira.
O presidente da república, Jair Bolsonaro, demitiu nesta quinta-feira (16) o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio a pandemia de Coronavírus que assola todo o Brasil. A demissão foi confirmado por Mandetta por meio de sua conta no Twitter, após se reunir com o presidente.
O ex-ministro afirmou em postagens: "acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar. Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país."
Durante o combate à pandemia, o ministro e o presidente entraram em conflito por discordância sobre os métodos de combate ao Covid-19. Mandetta cultuava o isolamento social para inibir que o vírus se alastrasse. Já Bolsonaro visava os efeitos econômicos causados pelo isolamento, sempre se colocando contrário à medida, inclusive saindo em público, descumprindo normas de isolamento e provocando aglomerações por onde passava.
O sucessor de Mandetta deve ser anunciado nesta tarde. O candidato mais cotado é o médico oncologista Nelson Teich.
Agência Brasil