Offline
Confira orientações para confecção de máscaras artesanais
20/04/2020 09:40 em São Marcos

Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública de São Marcos orienta para confecção de máscaras artesanais.

 

Estudos recentes evidenciam que a transmissão da COVID-19 pode ocorrer mesmo antes de o indivíduo apresentar os primeiros sinais e sintomas (assintomáticos), e podem transmitir o vírus a outras pessoas por gotículas suspensas no ar, tanto pela fala, tosse ou espirros. Esta transmissão pode ser diminuída pelo uso de máscaras artesanais, que atuam como barreiras físicas, diminuindo a exposição e o risco de infecção para a população em geral. 

 

Para confecção das máscaras artesanais, alguns cuidados devem ser observados.

- Devem ser evitados os tecidos que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros sintéticos, usar tecidos que tenham praticamente algodão na sua composição.

 

Informações quanto a composição dos tecidos:

a. 100% Algodão – características finais quanto a gramatura: I- 90 a 110 (p/ ex, usadas comumente para fazer lençóis de meia malha 100% algodão); II- 120 a 130 (p/ ex, usadas comumente para fazer forro para lingerie); e III- 160 a 210 (p/ ex, usada para fabricação de camisetas).

b. Misturas – composição I- 90% algodão com 10% elastano II- 92% algodão com 8% elastano III- 96% algodão com 4% elastano Para a produção de máscaras faciais não profissionais pode ser utilizado Tecido Não Tecido (TNT) sintético, desde que o fabricante garanta que o tecido não causa alergia, e seja adequado para uso humano. Quanto a gramatura recomendase de 20 – 40g/m2.

É recomendável que o produto manufaturado tenha 3 camadas: uma de tecido não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto.

 

Orientações de higiene durante a confecção de máscaras:

- Limpar as superfícies de trabalho com preparação alcoólica a 70% ou hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) na proporção de uma colher de sopa para um litro de água.

- Após a confecção da máscara de pano é importante que a mesma seja lavada com água e sabão e passada com o ferro quente.

- Para minimizar os riscos de alergias, não utilizar essências ou perfumes.

 

Uso e higienização da máscara:

1. Lavar as mãos antes de colocar e logo após retirar a máscara.

2. A máscara deve cobrir completamente o nariz e a boca, sem espaço nas laterais.

3. Para colocar e retirar a máscara, tocar apenas nas alças laterais das mesmas. Não tocar no tecido da máscara.

4. Não utilizar a máscara por longo tempo, (máximo de 3 horas) ou sempre que estiver úmida.

5. Ao retirar a máscara, colocá-la imediatamente para lavagem, separadamente de outras roupas.

6. A máscara deve ser lavada separadamente, previamente com água corrente e sabão neutro. Após, deixar de molho em água sanitária de 20 a 30 minutos. Em seguida, enxaguar e, se possível, secar ao sol e passar a ferro. Guardar em recipiente fechado.

7. Descarte a máscara de pano ao observar a perda de elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido que possam causar prejuízos à barreira.

8. As máscaras de TNT não podem ser lavadas, devem ser descartadas após o uso. 

 

O uso da máscara artesanal é orientado nas seguintes situações:

- LOCAIS PÚBLICOS, especialmente em áreas de maior concentração de pessoas.

- ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (mercados, farmácias, bancos, etc).

- FILAS DE ESPERA;

- TRANSPORTE PÚBLICO (ônibus, táxi, transporte por aplicativo);

- FUNCIONÁRIOS DURANTE A SUA JORNADA DE TRABALHO; As máscaras de pano feitas com itens domésticos ou em casa com materiais comuns e de baixo custo podem ser usadas como uma medida adicional na prevenção do contágio pelo coronavírus. Importante destacar que as máscaras profissionais (material médico cirúrgico industrializado) devem ser usadas exclusivamente por profissionais da saúde durante sua atuação e por pacientes contaminados e seus cuidadores.

 

Orientações do uso da máscara e demais medidas: 

1. É recomendável que cada pessoa tenha entorno de 5 máscaras, devido a necessidade de troca a cada três horas ou quando estiverem úmidas.

2. As máscaras não dispensam a recomendação de distanciamento físico, devendo manter distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

3. NENHUMA máscara oferece uma proteção de 100% contra o novo coronavírus. Por tanto, lavar as mãos com freqüência, com água e sabão, por 20 segundos, ou na sua indisponibilidade, usar álcool gel a 70% INPM.

4. A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada (mesmo que esteja lavada). 5. As máscaras de pano devem servir confortavelmente no rosto e devem permitir respirar sem limitação. 6. NUNCA usar máscaras em crianças menores de 2 anos ou em pessoas com dificuldades respiratórias.

 

Todas as informações foram retiradas do documento criado pelo COE.

COMENTÁRIOS