Offline
Como lavar máscaras caseiras e descartar as cirúrgicas
Brasil
Publicado em 27/04/2020

Os cuidados com a proteção não terminam quando você volta para casa: especialistas sugerem a maneira mais segura de higienizá-la

 

Recomendadas por autoridades no combate ao coronavírus, as máscaras de pano podem ser reaproveitadas, mas é necessário lavá-las bem antes de voltar a usar. 

 

MÁSCARAS CASEIRAS

O indicado pelo Ministério da Saúde é que se deixe elas de molho com água e sabão ou com água sanitária por 30 minutos. A proporção indicada pela Linamara Rizzo Battistella, professora da Faculdade de Medicina da USP, é de 50 ml de água sanitária para um litro de água.

É sugerido que se enxague bem a proteção, pois, como ela fica em contato direto com o nariz, o acúmulo de sabão ou outras substâncias químicas pode causar reação alérgica em pessoas mais sensíveis. Depois de limpa e seca, a máscara pode ser passada a ferro e guardada entre papel toalha (para evitar a umidade) e dentro de um saco plástico limpo.

 

MÁSCARAS CIRÚRGICAS

Já as máscaras cirúrgicas, de TNT, usadas por profissionais da saúde e recomendadas por especialistas para pessoas com sintomas de coronavírus, não podem ser reaproveitadas. Elas precisam ser descartadas no lixo orgânico, porque não podem ser recicladas.

GaúchaZH

Universidade de São Paulo (USP)

Comentários