Offline
Governo alerta para risco de bandeira vermelha em regiões
10/06/2020 08:50 em São Marcos

Eduardo Leite afirmou que observa o número de internações em Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Região Metropolitana e Porto Alegre

 

Apesar do bom desempenho do Rio Grande do Sul no combate à Covid-19 no Brasil, o governador Eduardo Leite considerou que a batalha contra a doença ainda não foi vencida e insistiu para que a população tenha cautela redobrada.

Em entrevista ao jornalista Samuel Vettori, que comanda o Balanço Geral RS da Record TV RS, no começo da tarde desta terça-feira (9), o governador mostrou temor com a possibilidade do estado ter que adotar medidas mais duras para novamente desacelerar a disseminação do vírus. O governador afirmou ainda que há três regiões que passaram a preocupar mais, inclusive com a chance de ingressar na bandeira vermelha, que é de risco alto.

“A gente montou um modelo de distanciamento controlado e monitoramos 11 indicadores. E nos últimos dias a gente está observando com muita atenção casos de internações em Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Região Metropolitana e Porto Alegre, principalmente, que tem visto aumentar isso nos últimos dias. E se for necessário novas restrições, elas serão feitas para proteger a população”, garantiu. Leite ainda avaliou a situação da agricultura e do abastecimento de água nas cidades, bastante prejudicadas pelo longo período de estiagem que prevalecia há algumas semanas.

O governador frisou que gostaria que a população entendesse que nada está como antes. “Nós não voltamos ao normal. Vivemos tempo de exceção. Mantenham o cuidado e saiam só para o necessário. Nós não queremos restringir mais para não prejudicar também a economia”, afirmou.

Leite ainda reconheceu que o RS está melhor que a maioria dos outros estados do país e comparou a situação a uma partida de futebol. “Não é jogo ganho. Estamos no meio do jogo e precisamos seguir contando com a colaboração da população. Por isso eu insisto: distanciamento, higienização, etiqueta respiratória, usar máscara. Enfim, é importante para se evitar perder o controle. Se perde o controle, afeta a economia, afeta o emprego, tudo o que a gente não quer”, alertou.

 

Informações: Correio do Povo

Foto: Governo do RS/divulgação

COMENTÁRIOS