Saque em espécie ou transferência será autorizado a partir de 25 de julho
A Caixa Econômica Federal libera a consulta do valor e da data do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço por meio do aplicativo FGTS e do internet banking nesta sexta-feira. O valor máximo de saque é de R$ 1.045 por pessoa, de contas ativas e inativas. A medida é mais uma tentativa do governo federal de minimizar os efeitos econômicos da pandemia de coronavírus.
Desde segunda-feira, as consultas podiam ser realizadas pelo site da Caixa ou pelo telefone 111. O crédito em conta começa a ser liberado em 29 de junho para os beneficiários nascidos em janeiro. O calendário varia de acordo com o mês de nascimento. O primeiro momento é de crédito em conta, o que significa que a pessoa poderá usar o valor para pagamento de contas. Todos os beneficiários vão receber o valor em uma conta poupança gratuita aberta pela Caixa. Para sacar o valor em espécie ou realizar transferência bancária, é necessário esperar uma nova data, que começa a partir de 25 de julho — veja o calendário abaixo.
O trabalhador que não deseja realizar o saque deve informar pelo aplicativo do FGTS com pelo menos 10 dias de antecedência da data prevista do crédito. Também é possível solicitar o desfazimento do saque para que o valor volte à conta do FGTS do beneficiário.
Portal R7 / Caixa Econômica Federal